Para muitos estudantes este foi o primeiro encontro dos alunos com a legislação que garante os direitos dos idosos no Brasil. A palestra “Saber Viver é Preciso, Envelhecer é Precioso. Conhecendo o Estatuto do Idoso” ocorreu na sede da Esmal, no Farol, nesta terça-feira (9).
A ação faz parte de um projeto da Esmal, no qual são realizadas intervenções dentro do abrigo São Vicente de Paulo para aproximar gerações de diferentes idades, interagindo entre si, compartilhando experiências e aprendendo uns com os outros sobre a jornada da vida.
A pedagoga, Luzia Rodrigues, explicou a importância da ação que busca diminuir as barreiras entre as duas gerações.
“Nós trouxemos esses alunos para dentro desse projeto, para que eles possam entender que envelhecer é um processo natural, que todos nós passaremos, já que na jornada da vida nós nascemos, crescemos, nos reproduzimos e morremos, mas até morrermos nós vamos envelhecer e isso é natural”, disse a pedagoga.
Durante a palestra houve a interação com os alunos através de perguntas sobre o tema que foi apresentado e nesse quesito eles deram uma aula de atenção, acertando todas as perguntas apresentadas pelos palestrantes e dividindo experiências de vida com todos que estavam ali presentes.
“Em um segundo momento nós iremos levar essas crianças ao Centro Cultural Arte Pajuçara para assistir a um documentário que aborda temas sobre a vida da pessoa idosa, suas alegrias e suas solidões. Em um momento seguinte teremos o prazer de unir os idosos do abrigo São Vicente de Paulo e os alunos da escola Pompeu Sarmento”, completou a pedagoga, Luzia Rodrigues.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pompeu Sarmento, Rita Pimentel, contou sobre como foi importante apresentar aos alunos o Estatuto da Pessoa Idosa.
“É muito importante apresentar esses novos espaços e conteúdos para esses alunos, de forma muito clara foi repassado aos estudantes os conceitos e leis que compreendem o estatuto, esclarecendo dúvidas e enriquecendo o saber desses jovens”, disse.
Os alunos da Escola Municipal Pompeu Sarmento falaram da sua experiência com o Estatuto do Idoso e quais são as expectativas para essa aproximação com os idosos do abrigo São Vicente de Paulo.
“Já tinha ouvido falar sobre o estatuto, mas não tinha tanto conhecimento, porém, agora eu já sei o que fazer caso observe um caso de maus tratos com idosos. Aprendi como lidar mais com os próprios idosos que eu tenho em casa e quais os seus direitos. Assim que chegar em casa vou contar pros meus avós sobre o que aprendi hoje”, revelou.
Já o aluno Jonas Lago ressaltou o aprendizado obtido com a palestra. “Eu não conhecia nada sobre o estatuto da pessoa idosa. Porém, essa palestra foi feita de uma forma tão simples que eu consegui aprender bastante coisa. De uma forma prática, hoje, eu consigo dizer quais são os direitos que auxiliam os idosos e amparam eles nessa fase da vida”, contou.
Fonte: Ascom Semed
Sem Comentário