Escola municipal no Benedito Bentes realiza exposição artística inspirada em Tarsila do Amaral Trabalhos artísticos foram produzidos pelos estudantes da Paulo Bandeira


Telas de estudantes da Paulo Bandeira são inspiradas em Tarsila do Amaral. 
Colagens, pinturas, materiais recicláveis e muita criatividade. Foi assim que os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Bandeira, localizada no Benedito Bentes, aprenderam sobre a vida e a obra da artista brasileira Tarsila do Amaral. A oficina é um projeto do ano letivo de 2022 e se encerrou com uma exposição artística para toda a comunidade escolar.

O projeto teve como principal objetivo aproximar os estudantes do mundo da arte, explorando diversos aspectos das obras de Tarsila do Amaral, como contou a coordenadora Elaine Nascimento. “Na prática, a cada mês foi trabalhado uma tela e isso ocorreu durante o ano inteiro. Nos estudos foi enfatizado alguns aspectos como contexto em que a obra foi criada e a história através de textos de apreciação de telas, de confecções e releituras das produções”, concluiu.

Além do foco cultural, o projeto também abrangeu questões ambientais, como relata a professora dos 5° anos da unidade de ensino, Rosângela de Fátima. “É de suma importância trabalhar a releitura dessas obras, utilizando materiais recicláveis, para que o aluno amplie o universo criativo fazendo com que ele seja o protagonista e nós os tutores, orientadores mostrando o caminho. E assim consolidamos o artístico com o ambiental”, enfatizou.

Júlia Roberta tem 13 anos e é a representante da turma do 5° ano D. Para ela é um sentimento de realização poder expor seus trabalhos “A gente fica muito feliz, trabalhamos muito para ficar tudo perfeito e poder apresentar para nossos pais. A arte dá cor para nosso país e representa coisas importantes. Unir com os materiais recicláveis serve para mostrar para outras crianças que podemos reutilizar alguns materiais e ajudar o meio ambiente”, revelou.

A escola reúne alunos do primeiro ao quinto ano e todos participaram da elaboração das telas. Para os pequenos foi uma oportunidade de aprender brincando, como descreveu a professora da turma, Ana Rosa. “Para eles é uma novidade trabalhar arte e conhecer artistas, ainda mais, Tarsila do Amaral é mulher e envolve toda essa questão de representatividade. Eles ficaram encantados e surpresos com algumas telas por terem formas geométricas diferentes. Então foi um projeto de leitura que envolve várias áreas como alfabetização, leitura e escrita”, ressaltou.

Os pais presentes na exposição veem a ação como uma oportunidade para os filhos. “Muitas crianças nunca foram a uma exposição, nunca tiveram contato com a arte, nem sequer foram a museus. Por isso, eu acho muito interessante a escola ter esse olhar para realidade dos estudantes”, destacou Maria Cícera.

Anterior Emprega Mulher, "mais um Programa que nos orgulha", disse JHC
Próximo Prazo para pagar IPTU 2023 com desconto termina em 31 de janeiro; veja como emitir as guias

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *