Semed investe em ações para garantir a educação inclusiva aos alunos com necessidades especiais da rede pública de ensino municipal
Ao todo, a rede conta com 80 unidades escolares que realizam atividades direcionadas para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e educacional com foco na inclusão dos alunos. Além disso, as escolas ofertam Atendimento Educacional Especializado, onde os professores realizam acompanhamento duas vezes por semana para auxiliar no progresso dos estudantes.
As unidades de ensino possuem espaços adaptados com cadeiras adaptáveis, lousas, vasos sanitários, materiais pedagógicos e playground acessíve
A creche municipal Martha Celia de Vasconcellos, localizada no bairro Cidade Universitária, tem 16 crianças com deficiência, entre elas dois cadeirantes, um com Síndrome de Down e autistas de vários graus. A unidade de ensino desenvolve um trabalho focado na inclusão de todos os alunos.
Elizângela Rodrigues é mãe do pequeno Paulo, 3 anos. Ela pontuou como as atividades realizadas na creche ajudaram seu filho, que possui autismo e retardo mental, a desenvolver habilidades cognitivas e sociais.
“Graças ao trabalho realizado aqui ele tá se adaptando. Ele só ficava comigo e agora tá participando da escola, se adaptando e desenvolvendo bastante. O Paulo não deixava ninguém chegar perto e agora que passa vários dias na escola e já deixa outras pessoas ficarem próximas”, contou.
“As pessoas precisam ver as crianças com deficiência como uma pessoa normal, elas estão se adaptando ao um mundo que não é dele. Se as pessoas pararem de julgar e passarem a incluir as outras crianças seria ótimo”, completou Elizângela.
A diretora da unidade escolar, Vera Lúcia, destaca a importância da integração das crianças e o prazer de vê-las se desenvolvendo, dentro de suas limitações.
“O desafio é grande, mas é muito importante quando a gente percebe o avanço da criança, que muitas vezes chega sem expectativas até da própria mãe. Com o tempo percebemos ela participando na forma e tempo dela, fazendo as atividades, sendo acolhida, participando, brincando. Então, isso pra nós é muito gratificante, a inclusão realmente é tudo de bom”, revelou.
Fonte: Ascom Semed
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