Contran divulga Campanha Educativa de Trânsito 2020: “Perceba o risco, proteja a vida”


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 9, a Resolução nº 793/20, que estabelece a mensagem, os temas e o cronograma da Campanha Educativa de Trânsito de 2020 a ser realizada nacionalmente até o mês de dezembro. A Campanha Educativa de Trânsito deste ano terá como mensagem “PERCEBA O RISCO, PROTEJA A VIDA”, que deverá ser divulgada pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Esta mensagem deverá ser veiculada obrigatoriamente nos meios de comunicação social em toda peça publicitária destinada à divulgação ou promoção de produtos oriundos da indústria automobilística ou afim. A resolução ainda permite que os órgãos e entidades do SNT podem acrescentar temas aos constantes na portaria respeitadas as características de cada localidade do país.

Veja abaixo os temas e os meses com seus respectivos cronogramas:

Setembro:

Tema 1 – Usuários vulneráveis

Orientações: Abordem a vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência, os quais estão mais expostos ao risco de lesões, caso sofram um acidente, ressaltando a fragilidade inerente a esses usuários, com especial enfoque nos motociclistas e ciclistas, entregadores, em face do crescente número de fatalidades envolvendo estes usuários, alertando que o uso de capacete pode salvar vidas.

Tema 2 – Respeito no trânsito

Orientações: Abordem a relação de violência e conflitos entre os usuários do trânsito, reforçando seu caráter coletivo e abordando a importância de cuidar de si e do outro.

Outubro:

Tema – Ver e ser visto

Orientações: No período noturno há maior risco de acidentes envolvendo os usuários vulneráveis pela dificuldade de visibilidade. Assim, as campanhas educativas de outubro devem apontar para a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque especial nos motociclistas, ciclistas e pedestres.

Novembro:

Tema – Os impactos sociais dos acidentes

Orientações: Trazendo o tema do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (terceiro domingo de novembro), as campanhas devem levar a uma reflexão sobre como as lesões e sequelas psicológicas e sociais impactam a vida das vítimas e de seus familiares depois do acidente. Promoção de ações para atendimento dos lesionados e de suas famílias pós acidente de trânsito.

Dezembro

Tema – Álcool e condução (substâncias psicoativas lícitas e ilícitas)

Orientações: Em decorrência das festas de fim de ano, deve-se alertar motociclistas e condutores sobre os riscos de pilotar ou dirigir após consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas. Promoção de ações integradas com a fiscalização.

Anterior A Little-Known Cookware Guy Internet dating White Girlfriend
Próximo Agora é lei. Estado não pode apreender veículos por atraso no pagamento do IPVA

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *