Conheça os serviços disponíveis no aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão


Plataforma permite comunicação entre a população e o órgão municipal de trânsito da capital

Aplicativo oferta vários serviços aos maceioenses. Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT
A tecnologia demanda instantaneidade no acesso e na troca de informações. Foi pensando em proporcionar melhorias nos serviços ofertados à população, que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) disponibiliza o aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão. Através da plataforma é possível comunicar o órgão sobre qualquer ocorrência relacionada ao trânsito e ao transporte da cidade e muito mais.

Serviços relacionados ao Trânsito

No aplicativo, o cidadão encontra possibilidades de notificar a SMTT sobre os acidentes com e sem vítimas; interferências na via por animais, buracos, incêndios, manifestações, obras emergenciais, postes caídos, quedas de árvores e óleo na pista; ônibus urbano, veículos de grande e pequeno porte quebrados na via; fiscalização de trânsito; ponto de alagamento e veículo abandonado em via pública.

Outras opções disponíveis são notificar sobre semáforos apagados, intermitentes, travados ou danificados por colisão; locais sem a sinalização de trânsito ou que estejam com problemas; estacionamentos irregulares em frente ao portão de garagem, em local que a sinalização proíbe, com sinalização de carga e descarga, ponto de ônibus ou de táxi, impedindo a movimentação de outro veículo, sobre calçadas, faixa de pedestres, ciclovias e em vagas especiais.

Serviços relacionados ao Transporte

O maceioense pode informar sobre questões relacionadas aos transportes públicos como atraso de viagens; conduta inadequada do motorista; desvio de itinerário; velocidade excessiva; queima de parada de ônibus para embarque e desembarque; solicitações de linhas e pontos de ônibus; aumento e redução da frota; elevador quebrado; excesso de passageiros; limpeza dos ônibus; informações sobre integrações; mudanças de horários e itinerários; mudanças e manutenções de pontos de ônibus e transporte irregular.

O cidadão também pode encaminhar demandas e solicitações com fotos e vídeos sobre os transportes, através do Whatsapp para o número (82) 98134-6858, a qualquer hora do dia.

Outros serviços

O APP ainda disponibiliza outros serviços à população, como a possibilidade de verificar a existência de multas emitidas pela SMTT para veículos. Para consultar basta inserir o número do renavam e a placa.

Mais uma atribuição é o envio de notificações aos aparelhos dos usuários do aplicativo relacionadas ao trânsito da capital. As mensagens alertam sobre intervenções nas vias que impactam no trajeto dos maceioenses, como protestos, acidentes graves, obras, enchentes e informes gerais de ações da SMTT.

O coordenador do Núcleo de Operações Integradas (NOI) da SMTT, Patrick Calado, enfatizou que após a solicitação o aplicativo gera um número para a ocorrência informada, para que o cidadão possa acompanhar a demanda.

“Esse canal é muito importante para o cidadão e para a SMTT, pois nos orienta para trabalharmos melhor as nossas ações. Temos equipes de agentes disponíveis 24 horas, para atender o que a sociedade encaminha através do aplicativo. Já as demandas que precisam de um estudo maior por conta da complexidade, a gente encaminha para o setor ou para o órgão responsável, se for o caso”, informou.

Fonte: Ascom SMTT

 

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