Campanha Dezembro Vermelho intensifica de prevenção às ISTs


SMS leva testes rápidos em ações fora dos postos de atendimento e alerta a população para a importância do diagnóstico precoce da Aids, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis

Atividades são realizadas nas unidades da rede municipal de Saúde e outros locais. 
A Secretaria Municipal de Maceió (SMS) intensifica neste mês o trabalho que é desenvolvido em caráter permanente nas unidades de saúde para conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs. Como parte da campanha Dezembro Vermelho são realizadas ações extramuros, com as informações sobre o assunto sendo levadas a diferentes localidades com o objetivo de informar e também facilitar o acesso da população a testes para detecção e orientações sobre essas infecções.

 A Coordenação de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS destaca que o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz são cruciais para o controle e a redução da propagação dessas infecções. Além disso, a testagem regular contribui para a quebra de estigmas associados às ISTs, promovendo uma abordagem mais aberta e informada sobre o tema.

A técnica da Coordenação de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Teresa Carvalho, destacou as ações que ainda vão acontecer na programação.

“Uma roda de conversa está programada para acontecer no Centro Cultural Arte Pajuçara no dia 12, debatendo o filme “Carta para Além dos Muros”. No dia 11 acontecerá o Workshop HIV/AIDS no Auditório da Uncisal, e ações no terminal de ônibus do Benedito Bentes e na Igreja dos Mórmons do Benedito Bentes, nos dias 15 e 16, respectivamente. A programação se encerra com um seminário voltado para professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no dia 19 de dezembro”, informou a técnica.

Essas atividades também estão acontecendo em algumas instituições privadas, e o trabalho têm recebido feedback positivo tanto dos participantes quanto dos organizadores, ressaltando a importância dessas ações para a comunidade. O impacto vai além da testagem: trata-se de uma oportunidade de educar e sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento das ISTs.

Atividades já realizadas 

As atividades programadas em Maceió são diversas e abrangem diferentes públicos e localidades. No dia 25 de novembro, a Escola Dom Adelmo Machado, no Trapiche da Barra, abriu a série de eventos, seguida pela Parada LGBT na Orla de Ponta Verde, no dia 26. A Casa de Passagem o Caminho, no Rio Novo, no dia 27, enquanto o Maceió Shopping, em parceria com o Sesc, aconteceu no dia 2 de dezembro. A agenda continuou com eventos na Pestalozzi, no Village de Campestre, em 5 de dezembro.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Fernando Cavalcante tem 87% de aprovação de seu governo em Matriz de Camaragibe
Próximo Secretaria da Fazenda promove palestra sobre educação fiscal em universidade de Arapiraca

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *