Uma média de dois mil turistas/dia circularam pelo local e puderam conhecer e adquirir produções do artesanato genuinamente alagoano
A proposta de alcançar novos públicos com a divulgação do artesanato local tem ressignificado a atuação do segmento em Alagoas. Durante a semana de réveillon – de 26 a 31 de dezembro – o caminhão-loja do Programa Alagoas Feita à Mão esteve em São Miguel dos Milagres e, pela primeira vez, em uma das maiores e mais conhecidas festas de virada de ano do país, com público médio de duas mil pessoas/dia. Em parceria com a produtora Tamo Junto, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) viabilizou a ação.
Oito artesãos compuseram o time que expôs e comercializou os produtos durante os seis dias da ação. A estreia do Alagoas Feita Mão no evento chamou atenção pela faixa etária dos turistas atendidos, em sua grande maioria, jovens entre 20 a 35 anos de idade, além da variedade da origem dos visitantes: 40% do estado do Rio de Janeiro, 35% de São Paulo, 6% de Minas Gerais, 5% de Alagoas, 12% de outros estados e 2% residentes de fora do país.
A artesã Tati Barros, uma das participantes expositoras do caminhão loja, conta a experiência de estar presente, com artesanato, de forma inédita, em um dos locais com maior concentração de turistas do Estado, no período de réveillon, e ressalta seu entusiasmo a partir do contato com o público.
“O artesanato alagoano já é bastante conhecido e respeitado nacionalmente. Alguns turistas já conheciam os produtos de alguns artesãos e, ao entrar na loja, se encantaram com a riqueza e diversidade de peças com qualidade. Em um evento como esse tivemos ganhos durante a realização e já estamos colhendo os ganhos do pós evento, devido aos contatos realizados nesses seis dias”, destaca Tati Barros.
Fonte: Agenciaalagoas
Sem Comentário