Espaço está aberto com exposição em homenagem aos povos originários
Para enriquecer as comemorações da semana dos povos originários, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos recebeu nessa quinta-feira (18), os indígenas Kariri-Xocó, do grupo Zumbubá. Eles foram homenageados pela exposição “Ecoando Vozes Ancestrais”, criada pelo artista plástico Roniekson Okobayewo, que está em exibição no espaço de visitas da biblioteca.
Durante o evento, os indígenas participaram das oficinas, interagindo com os visitantes nas atividades. Além disso, eles conduziram uma roda de conversa para esclarecer dúvidas e desmistificar preconceitos impostos pela sociedade em relação aos povos indígenas.
O cacique da aldeia, Yachykorã, celebrou a oportunidade que a biblioteca, junto à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), proporcionou para que as vozes de seu povo fossem ouvidas.
“Nossa cultura é milenar, transmitida de geração em geração, de pai para filho, anciãos para curumins. Tudo o que fazemos é para preservar nossa cultura e herança”, afirmou o cacique.
Para a supervisora da biblioteca, Mira Dantas, tanto a visita do povo Kariri-Xocó quanto a exposição e as oficinas trouxeram muitos ensinamentos à comunidade.
“É maravilhoso ver um espaço como a nossa biblioteca aberto para receber o povo que deu origem a tudo isso. Ficamos felizes que eles se sintam acolhidos e tenham participado das nossas oficinas. Esta foi uma maneira que encontramos de evidenciar a potência dos povos originários em nossa sociedade”, afirmou a coordenadora.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário