Nesta quinta-feira (25), as ações de estímulo ao aleitamento materno foram levadas às usuárias da Unidade de Saúde da Família (USF) Carla Nogueira, localizada no Benedito Bentes. Dentro da programação, a médica Gabriela Coutinho destacou a importância da amamentação e, após a abordagem, foi aberto um espaço de perguntas e respostas sobre o tema com a participação de estudantes e residentes da área de medicina.
A ação
A atividade foi encerrada com a distribuição de brindes e lanches e contou com a presença de representantes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e também do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres.
“Apesar das unidades de saúde trabalharem esse tema durante todo o ano, consideramos muito importante a intensificação dessa abordagem da campanha, para ressaltar o quanto esse alimento natural é completo e relevante para a qualidade de vida das crianças desde o primeiro minuto de vida”, afirmou a coordenadora do Programa na SMS, Marglene Oliveira.
Na USF Tarcísio Palmeira, no Pontal da Barra, as atividades, que tiveram início há duas semanas, foram complementadas, nesta quarta-feira (24), com uma ação conduzida pelo psicólogo residente Samuel, que possibilitou um momento de conversa para mães e gestantes compartilharem seus processos gestacionais, o que teria mudado com a gravidez e como foram sendo organizadas as estruturas sociais previamente estabelecidas ao seu redor.
“O momento de partilha é uma das estratégias mais utilizadas no pré-natal psicológico e é realizada para que, a partir da singularidade de cada mulher, sejam visíveis diferentes formas de ser mãe, desmistificando esse momento, que em si é estressante, podendo servir como espaço terapêutico e de construção de vínculos e posteriores redes de apoio”, explicou o residente.
Já as equipes profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Guedes de Farias, situada na Santa Amélia, destacaram o Agosto Dourado em salas de espera, com palestras sobre o aleitamento materno e sua importância como reforço na imunidade dos bebês, esclarecendo dúvidas e repassando orientações sobre o procedimento.
A equipe da unidade aproveitou o momento também para ressaltar o mês de agosto como de conscientização e combate à violência contra a mulher, campanha denominada de Agosto Lilás, orientando sobre como e onde procurar ajuda.
As ações do Agosto Dourado vêm sendo realizadas durante todo este mês, resultando da parceria entre o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde e o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres.
Entre as atividades oferecidas na campanha estão palestras, dinâmicas, rodas de conversa, intensificações dos atendimentos pediátricos, obstétricos e ginecológicos para as comunidades locais, além da disseminação de informações sobre os benefícios do leite materno.
Fonte: Ascom SMS
Sem Comentário