IMA lança Selo Alagoas pelo Clima para incentivar boas práticas ambientais e promover a descarbonização


Organizações públicas e privadas podem aderir ao selo até o dia 06 de outubro pelo Portal IMA+

Nesta terça-feira (05), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) lança o selo Alagoas Pelo Clima, uma iniciativa que reconhece publicamente as organizações que registram seus inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Registro Público Estadual de Emissões de GEE. O lançamento será realizado durante a 2ª edição do ESTOPIM, junto à Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e em parceria com a iniciativa Território Sustentável.

 

Os selos têm validade de um ano e constituem uma forma de incentivar boas práticas ambientais e promover a descarbonização através da medição das emissões de gases de efeito estufa e, posteriormente, a redução e compensação das emissões. Organizações privadas e públicas localizadas em Alagoas podem participar e, ao aderirem ao selo, reforçam seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.

 

“O Selo Alagoas Pelo Clima representa um passo essencial para o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas no estado. Ao reconhecer iniciativas comprometidas com a redução de emissões e práticas sustentáveis, o selo incentiva governos, empresas e a sociedade a adotarem ações concretas em prol de um futuro mais equilibrado. É também uma forma de valorizar quem se compromete com a preservação ambiental e inspira outras instituições a seguirem o mesmo caminho”, explicou o superintendente de Controle Ambiental e Sustentabilidade, Paulo Freire.

 

A adesão ao Selo Alagoas Pelo Clima deve ser realizada pelo Portal IMA+, após o preenchimento de um formulário e o envio da documentação exigida, como: certidões de débitos trabalhistas e tributários, cópia do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), licença ambiental, planilha GHG Protocol, relatório simplificado de GEE e autorização de uso de imagem.

 

 

As inscrições vão até o dia 06 de outubro de 2025. Após esse prazo, os inscritos serão avaliados, e a lista final dos contemplados será divulgada no Diário Oficial do Estado, nas redes sociais do IMA. Em 09 de dezembro, as organizações contempladas serão divulgadas.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Com R$ 40 milhões e parceria com estatais, MinC lança Rouanet Nordeste
Próximo A Voz do Brasil detalha a contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar brasileira

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *