Abertura da mesa de honra tem a presença do vice-prefeito Rodrigo Cunha e do secretário de Educação de Maceió, Victor Braga
O planejamento das ações para o ano letivo de 2025 começou a ser debatido, nesta terça-feira (4), no primeiro dia da Jornada da Gestão Escolar. O Evento acontece até a próxima quinta-feira (6), sendo promovido pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed) em parceria com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). A iniciativa reuniu cerca de 350 diretores e vices da rede pública municipal de ensino.
O tema da jornada é “As diferentes dimensões da gestão escolar para a promoção da qualidade com equidade da educação no cotidiano escolar”. O objetivo é discutir planejamento, estratégias, liderança e trabalho colaborativo, com foco na aprendizagem e no bem-estar da comunidade escolar.
O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maceió, Rodrigo Cunha, participou da mesa de honra da jornada. “É com muito prazer e sentimento de pertencimento que estou ao lado de gestores escolares que considero verdadeiros líderes. Falo em pertencimento porque minha mãe, além de política e médica, também foi professora. Como tal, a forma de dizer que me amava era pedir para eu estudar. Agora, me uno ao prefeito JHC para dizer que estamos construindo a Maceió do futuro, e a educação faz parte desse processo”, declarou ao falar para os participantes.
Ao lado do vice-prefeito na mesa de honra, o secretário de Educação de Maceió deu as boas-vindas aos participantes e pontuou a importância do planejamento estratégico para melhorar, cada vez mais, a educação pública municipal.
“Precisamos enxergar um ano de avaliação não só pelo número, mas além disso. É o futuro de cada um dos nossos 58 mil alunos. É muito importante que nossos profissionais entendam a mensagem da gestão, para que possamos elevar esses índices e esses aprendizados. O início das aulas possibilita esse momento de diálogo com todos os gestores, para que a gente possa planejar todo o 2025 e garantir que nossos alunos tenham todo o amparo e respaldo da gestão. E os frutos disso, colheremos durante todo o ano letivo”, afirmou o secretário de Educação de Maceió, Victor Braga.
Também compuseram a mesa de honra, o representante do Ministério Público do Estado de Alagoas, Cláudio Malta; a secretária-adjunta de Gestão Educacional da Semed, Marina Toledo; a superintendente de Governança e Gestão Interna da Semed, Marcelle Telles; e o diretor-presidente da Fundepes, Edson Bento.
“O nosso intuito foi tornar esse evento possível, fornecendo expertise e estrutura para que essa formação seja um sucesso. Esse encontro representa, portanto, um marco não apenas no planejamento de ações para o ano letivo de 2025, mas também um momento de fortalecimento de um objetivo comum, garantindo uma educação de qualidade para todos”, destacou o diretor-presidente da Fundepes, Edson Bento.
Debates
O primeiro dia da Jornada da Gestão Escolar contou, ainda, com uma acolhida realizada pela equipe da Biblioteca Carlos Moliterno, com o tema “O que me encanta?”, debates com o diretores escolares e vices, além do compartilhamento de relatos de experiências de administração de escolas e creches municipais.
“É um momento de aprendizagem, no qual podemos fazer essa relação entre a teoria, o que a gente aprende nesse encontro formativo, e o que a gente vem colocando em prática no nosso cotidiano”, disse o diretor da Escola Municipal Floriano Peixoto, Jaeliton Francisco.
Programação
Painéis, palestras e debates envolvendo temas como o papel do diretor escolar, autocuidado e saúde mental, inclusão e proteção de crianças e adolescentes serão abordados nos próximos dois dias do evento, durante a manhã para os diretores e durante à tarde para os vices.
“Estamos trabalhando em três dias, partindo dos primeiros pontos que a gente diagnosticou nos últimos anos como sendo importantes para a melhoria da nossa gestão. Sabemos que para fazer educação precisamos dar formação continuada para toda a nossa rede de educadores. Então, estamos iniciando esse momento com os diretores e vice-diretores”, explicou a secretária-adjunta de Gestão Educacional da Semed, Marina Toledo.
Fonte: Ascom Semed
Sem Comentário