Evento apresentou o panorama do projeto Vacina + em 2024, elucidando dificuldades e estratégias adotadas para promover a vacinação nos municípios do estado
A Secretaria de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveu um Workshop, na manhã desta quinta-feira (21), com o tema “Vacina+: Estratégias na Captação de Crianças Menores de 2 anos com atraso vacinal”. O evento, que teve como foco as ações do projeto Vacina +, contou com palestras sobre a temática, elucidando dificuldades, estratégicas e resultados da vacinação infantil em Alagoas.
De acordo com a secretária Executiva de Gestão Interna da Primeira Infância, Rhaissa Paz, o evento serve para aproximar, elucidar e discutir ainda mais como ampliar a cobertura vacinal em Alagoas.
“O trabalho do Vacina + é um trabalho extremamente rico e feito por profissionais capacitados e que entendem a importância da vacinação infantil. Os números expressivos alcançados não foram alcançados sem planejamento. Esse momento serve para passarmos o que foi feito, mostrando que é um trabalho que precisa de tempo, ajuda dos setores responsáveis e compromisso”, explica.
Após abrir com uma pequena mesa de honra composta por representantes da Secretaria da Primeira Infância (Cria) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o evento iniciou com um panorama geral do Vacina + em Alagoas. Somente este ano, o projeto realizou censo vacinal em 35 municípios alagoanos. Contando com 2023 e 2024, um total de 57 municípios integram o escopo da ação, o que possibilita um monitoramento do progresso e da cobertura vacinal infantil no estado.
O workshop seguiu com a palestra “Microplanejamento das ações de vacinação“, comandada pela assessora técnica da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa), Rafaela Siqueira. Logo após, o Dr. Rafael Morais, supervisor do Programa Mais Médicos pelo Brasil, apresentou um panorama do processo de trabalho na Atenção Primária de Saúde.
Para finalizar o momento de aprendizado, a coordenadora de Imunização do Município de Pilar, Fernaciny Wandrley, apresentou o tema “Estratégias de captação para a vacinação infantil”, trazendo suas experiências exitosas no município, para que possam ser replicadas em outros. A discussão foi complementada por Simone Barros, coordenadora de imunização do município de Cacimbinha e atuante na Coordenação de Regulação, Controle e Avaliação, Vigilância em Saúde e Epidemiologia.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário