A cidade de Piranhas, em Alagoas, foi escolhida para a solenidade de abertura da V Expedição Científica do Baixo São Francisco, na manhã desta quinta-feira (03), com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.
O secretário Gino César reafirmou, na presença do ministro Paulo Alvim, o compromisso de Alagoas com a ciência e denunciou o corte no orçamento das universidades federais no Estado. A Semarh apoia o projeto que busca a conservação e a sustentabilidade de um ecossistema tão importante para Alagoas e o Brasil.
Considerada a maior expedição científica da América Latina, ela contou ainda com a participação de 80 pessoas, entre pesquisadores, médicos e grupo de apoio, com 35 linhas de pesquisa em 12 dias de campo, mapeando e monitorando o rio e, ao mesmo tempo, levando conscientização ambiental, assistência médica e cultura para a população ribeirinha de 10 municípios ao longo das margens do rio São Francisco. Na ocasião, foi realizada a soltura de centenas de peixes das espécies piau e xira.
O evento contou ainda com a presença do coordenador da expedição, professor Emmerson Soares; do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professor Tonholo; do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, José Maciel; do prefeito de Piranhas, Tiago Freitas, entre outras autoridades.
Fonte: Ascom Semarh
Sem Comentário