Campanha promove combate ao racismo junto a colaboradores do Grupo Carajás


No Dia da Consciência Negra, a campanha “Maceió é Massa Sem Racismo” realizou palestra sobre igualdade racial para um público de 200 pessoas, que estavam em cinco estados diferentes

No dia da Consciência Negra, a campanha “Maceió é Massa Sem Racismo” rompeu fronteiras. A Prefeitura de Maceió realizou, na segunda-feira (20), uma palestra com 200 colaboradores do Grupo Carajás de cinco estados, combinando a participação presencial e online para maximizar o alcance e o impacto do evento.

A iniciativa teve como foco principal a conscientização sobre a importância da promoção da igualdade racial e da diversidade no ambiente de trabalho. A ação é uma realização da Prefeitura de Maceió e do Instituto Raízes de Áfricas.

O encontro contou com a presença de funcionários das empresas do Grupo Carajás, com participantes das unidades de Alagoas, dos municípios de Maceió, Arapiraca, Rio Largo, além de integrantes da empresa nos estados do Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

De acordo com Arísia Barros, ativista preta e coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, os funcionários puderam ter mais conhecimento sobre o assunto e debater o racismo interno.

“Foi uma palestra muito interessante, eu mostrei a necessidade de empatia e de criar espaço para que as pessoas se sintam confortáveis na pele que vestem. Trabalhar o racismo é algo que precisa de políticas, mas esse também é um assunto muito pessoal. Houve uma aceitação muito grande por parte dos colaboradores, tanto é que a gente teve desabafo de algumas meninas negras, que se emocionaram até a ponto de chorar”, disse.

Ainda conforme Arísia, a campanha Maceió é Massa Sem Racismo é tão intensa e vibrante que está conseguindo atravessar fronteiras e expandir a proposta. “O legal disso tudo é que a gente descobriu outra estratégia de chamar a atenção para discutir o racismo”.

“Com a ação que realizamos na Carajás, eles vão criar um espaço da diversidade dentro da loja, isso é inédito em Alagoas. Estamos rompendo a lógica de que racismo é uma coisa interna e que a gente só pode trabalhar isso dentro de Maceió. Como a gente agora tem a questão da tecnologia, isso se expande. E como a proposta traz várias iniciativas inéditas, isso tem chamado a atenção da população como um todo”, declarou a ativista.

Segundo a assessoria do Grupo Carajás, a realização de palestras sobre racismo é de extrema importância para a empresa que demonstra o compromisso com a diversidade e a inclusão, tendo em vista que é uma questão social que afeta muitas pessoas e, infelizmente, ainda está presente em muitos ambientes, incluindo o local de trabalho.

Ainda conforme a empresa, momentos como este servem para que os colaboradores entendam melhor o que é o racismo, como se manifesta e quais são suas consequências prejudiciais, além de contribuir para um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso, onde todos possam se sentir valorizados e respeitados.

A campanha “Maceió é Massa Sem Racismo” continua ganhando força e unindo esforços para promover a igualdade e o respeito em locais de trabalho e na sociedade em geral. Maceió é uma das primeiras capitais no país a reunir diversos órgãos em uma comissão intersetorial e transversal para discutir o enfrentamento ao racismo, como política pública.

Fonte: Secom Maceió

Anterior Nossa Senhora da Apresentação, em dia de graça
Próximo Polo de pós-graduação da Uncisal vai fortalecer programas de mestrado e doutorado

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *