Avanços consolidaram Visa Municipal como referência na prevenção de doenças e promoção da saúde pública
Atuando através de orientação e educação em saúde junto aos empreendimentos da capital, a Vigilância Sanitária de Maceió tem o objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, intervindo nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens, além da prestação de serviços de interesse da saúde.
“É com muita satisfação que comemoramos os 30 anos da Vigilância Sanitária de Maceió, um órgão de extrema importância para a saúde pública do Município e que só tem avançado nos últimos anos. Um órgão que incentiva a população a ter um olhar vigilante sobre o que fornece e o que consome”, destaca a secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Roberta Borges.
Segundo o chefe especial da Visa, Airton Santos, o órgão avançou de forma considerável nos últimos anos graças às ações de fiscalização e educativas desenvolvidas pela Vigilância Sanitária.
“Desde 2021, os avanços da Visa consolidou o órgão sanitário como referência na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública no Município. De 2021 até julho deste ano, foram realizadas mais de 20 mil fiscalizações sanitárias, 200 toneladas de produtos estragados foram apreendidos e mais de 20 mil pessoas foram contempladas com palestras de boas práticas sanitárias nos projetos Cidadão de Olho Vivo, Vigilância na Comunidade, Vigilância nas Universidades e De Olho Vivo no Verão”, afirma.
Ainda neste período, segundo o chefe especial, foram atendidas 2.100 denúncias de estabelecimentos que estavam infringindo as normas sanitárias que, após a intervenção da Visa, se adequaram e passaram a ofertar produtos e serviços de qualidade.
Outra ação de sucesso da Vigilância Sanitária é o selo “Pode Comprar Aqui”, que incentiva os empreendedores do segmento de alimentos a trabalharem de forma adequada e respeitarem as normas sanitárias.
O objetivo do selo é assegurar a qualidade dos produtos, equipamentos, manuseio e higienização dos ambientes em prol da saúde do consumidor.
Até o momento, o selo já foi distribuído para 3.500 estabelecimentos. Além da certificação, a Visa também lançou o selo “Serviço Aprovado”, que vai contemplar os estabelecimentos de serviços de saúde que funcionem com excelência na qualidade dos serviços prestados à população.
Fonte: Ascom SMS
Sem Comentário