Mulheres e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Região Norte realizaram, nesta terça-feira (25), uma visita ao histórico Museu Palácio Floriano Peixoto, no Centro de Maceió. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) beneficiando cerca de 30 pessoas.
A programação faz parte da comemoração do Mês da Mulher, proporcionando às usuárias e crianças, uma manhã de enriquecimento cultural, lazer e muito aprendizado. Os participantes realizaram um passeio pelo espaço, conhecendo a história e a antiga sede do governo de Alagoas.
Mariana Maria, 34 anos, não escondeu a emoção de conhecer e descobrir novos fatos, vistos nos livros. “Para mim está sendo gratificante conhecer um pouco da história de Alagoas, que eu tinha visto só por livros. Mas pessoalmente é muito mais bonito, é uma realização estar aqui. Agradecida por fazer parte do Cras Litoral Norte, que oferece essa oportunidade de a gente conhecer coisas novas”, disse.
Conhecido por Palácio dos Martírios, o Museu Floriano Peixoto é tombado pelo Patrimônio Estadual pelo Decreto Nº 38309/2000. O espaço contempla móveis clássicos dos séculos XIX e XX, quadros de pintores alagoanos e raros objetos decorativos. Além disso, o lugar conta com uma sala dedicada ao dicionarista alagoano Aurélio Buarque de Holanda.
“Esse planejamento partiu em relação ao Mês das Mulheres, celebrado em março. A maioria das mulheres que a gente acompanha são mães, e além da atividade educativa, nós proporcionamos esse momento de sair da realidade delas e ter oportunidade de um conhecimento tão amplo, com diversão e lazer”, destacou a coordenadora do Cras Região Norte, Viviane Souza.
Fonte: Ascom Semdes
Sem Comentário