UPAs administradas pela Prefeitura de Maceió melhoram atendimento com ampliação de leitos


Com 20 novos leitos instalados no primeiro trimestre, unidades no Benedito Bentes e Trapiche otimizaram capacidade de atendimento aos maceioenses

As Unidades de Pronto Atendimento(UPAs) Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra são essenciais na prestação de serviços de urgência e emergência na Capital. Administradas pela Secretaria de Saúde de Maceió(SMS) e gerenciadas pelo Instituto de Saúde e Cidadania(Isac),  juntas possuem capacidade de 77 leitos, oferecendo todo suporte e qualidade no que se refere à saúde e humanização ao paciente.

A alta procura pelos serviços nas UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra demandaram da SMS uma ampliação de leitos, para melhor atender à população, tanto das regiões onde estão instaladas as unidades, quanto das adjacências.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura, a ampliação – realizada se fez necessária para assistir ao máximo à população, com qualidade, humanização e rapidez.

“Aqui em Maceió, os recursos públicos da saúde estão a serviço dos usuários. Queremos proporcionar a assistência adequada nas urgências e garantir a continuidade dos atendimentos. Esse ganho nos mostra o quanto se faz necessário fazer saúde pública para quem precisa”, ressaltou Moura.

De acordo com Ederise Lima, coordenadora de Urgência e Emergência da SMS, em fevereiro deste ano, a SMS adquiriu mais  20 leitos e distribuiu igualmente para as duas salas amarelas das UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra .

“Esse ganho só fortalece a prestação de serviços em saúde que disponibilizamos à população, pois essas mudanças são perceptíveis no dia a dia nas UPAs”, destacou.

A UPA Benedito Bentes, que possuía um total de 19 leitos, atualmente conta com 29 deles – 20 na sala amarela, 5 leitos na sala vermelha e 4 na pediátrica. A unidade Trapiche da Barra também dispõe agora de 29 leitos, sendo 5 na sala vermelha, 4 na pediatria, 20 na sala amarela.

Referência em inovação com exames radiográficos inclusivos, a UPA Santa Lúcia está em atividade desde 2024, somando esforços à assistência em urgências e emergências no município. A unidade conta com 19 leitos, sendo 4 na sala vermelha adulto, 1 na vermelha para pediatria, 2 privativos, 4 na sala amarela pediátrica e 8 na amarela adulta.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Rede Limpa: projeto alcança 80 toneladas de fiação obsoleta retiradas dos postes de Maceió
Próximo Nova convocação da Educação reforça rede municipal com mais 119 aprovados no PSS

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *