Uniraros Day conscientiza sobre doenças raras neuroimunológicas


Promovido pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com o Instituto Uniraros, evento reuniu pacientes, familiares e especialistas na Ponta Verde

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos(Semuc), em parceria com o Instituto Uniraros, realizou neste domingo (6) a primeira edição do Uniraros Day, evento inédito que aconteceu na Avenida Sílvio Carlos Viana(Rua Aberta), na Ponta Verde.

A iniciativa teve como principal objetivo promover a inclusão e a conscientização sobre doenças raras neuroimunológicas, como Esclerose Múltipla, Neuromielite Óptica e Anti-MOG.

Priscila Gouveia, uma das idealizadoras do evento e presidente do Instituto Uniraros, destacou a importância da ação para a população.

“Estamos muito felizes com esse momento que reúne pessoas acometidas por essas condições, seus familiares e a sociedade. Geralmente, as pessoas pensam que ter uma doença neuroimunológica é o fim, mas, na verdade, é um recomeço. O acolhimento e o direcionamento oferecidos aqui são inesquecíveis e fundamentais para todos nós”, afirmou.

O jornalista Marcos Rodrigues também participou do evento e ressaltou seu papel na luta pela visibilidade e políticas públicas para essas doenças.

“Este dia é um primeiro passo para tornar pública uma luta que muitas vezes fica escondida dentro das casas. Queremos sensibilizar a sociedade, fortalecer a união dos pacientes e colocar Alagoas no mapa das discussões científicas que ajudam a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou.

Sabrina Chicuta, presidente da Associação de Esclerose Múltipla de Alagoas, contou sobre a importância da união entre entidades.

“Para nós da associação, é uma alegria imensa participar do primeiro Uniraros Day. Estamos ganhando muito com essa parceria com o Instituto Uniraros, fortalecendo o trabalho por políticas públicas e pela saúde dos pacientes com doenças raras no Estado”, disse.

O evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras sobre diagnóstico precoce, saúde mental e polifarmácia, além de atividades como ginástica laboral adaptada, massoterapia, circuito de saúde e bem-estar, cadastramento para serviços, sorteios de brindes, entrevistas e apresentações culturais.

O Uniraros Day reforça a importância da participação ativa da população, dos profissionais de saúde, das associações e dos familiares na construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente.

A iniciativa também integra as ações de saúde da Prefeitura de Maceió, buscando unir informação, empatia e mobilização social em prol dos mais de 80 mil brasileiros acometidos por essas doenças raras.

Fonte: Secom Maceió

Anterior Esporte movimenta mais de duas mil pessoas em eventos no fim de semana em Maceió
Próximo Fapeal impulsiona avanços no diagnóstico da esquistossomose em Alagoas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *