A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está entre as melhores instituições na edição 2023 do World University Rankings (CWUR), que foi divulgada este mês.
Entre as 20.531 universidades avaliadas em todo o mundo a Ufal aparece na posição 1.838. O procurador Educacional Institucional, Deiwyd Melo avalia: “Esse é um indicador, porque esses rankings mundiais são feitos por agências que buscam informações entre as universidades que mais produzem, então isso é um ponto bastante positivo pra Ufal”.
Enquanto 29 universidades brasileiras caíram na colocação, a Ufal se destacou ao subir no ranking, comparado aos anos anteriores e, nessa contramão, a maior universidade do Estado marca desempenhos em ascensão.
Na pesquisa divulgada ano passado a instituição alagoana estava na posição 51, já na edição 2023 do CWUR encerrou na 49ª colocação entre as melhores universidades do Brasil.
De acordo com a coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Magna Suzana, uma das razões dessa posição da Ufal no ranking da CWUR foi o impacto do apoio e do investimento institucional na pesquisa, mesmo em meio a cortes orçamentários. Ela destaca que esse é o resultado da priorização da pesquisa na Universidade, e que reflete no ensino e no serviço de qualidade.
“Esta priorização pode ser ratificada a luz de todas as ações que a Propep se empenhou em executar, mas só para citar algumas, a nossa gestão aportou recursos em editais de apoio à pesquisa, editais de publicação de artigos, de bolsa de pós-doutorado, de premiação de teses e dissertações e reconhecimento de mérito dos programas de pós-graduação e editais de manutenção de equipamentos, além de priorizar o pagamento de bolsas de Iniciação científica e Iniciação Tecnológica nos programas Pibic e Pibiti”, reforçou Magna.
adianta alguns dados sobre a qualidade e o impacto mundial da Universidade com base em plataformas de busca científica.
“Quando olhamos para o desempenho da pesquisa na Ufal, vimos que pelos dados do Scival© o nosso índice H é de 41 pontos”.
Sem Comentário