Sesau capacita técnicos do Hospital Municipal João Lyra Filho para atender pessoas em situação de rua


Equipes participaram do treinamento realizado na sede da unidade, em Atalaia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prossegue com o seu ciclo de capacitação técnica nas unidades de saúde alagoanas sobre atendimento a pessoas em situação de rua. A mais nova unidade atendida pelo projeto foi o Hospital Municipal João Lyra Filho, em Atalaia.

 

A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo, explicou que as pessoas em situação de rua sofrem estigmas sociais e precisam de um acolhimento técnico e humanizado. “São pessoas expostas a riscos sanitários, que possuem necessidades específicas e precisam ser atendidas por uma equipe preparada”, explicou.

 

A psicóloga lembrou que essas pessoas possuem o direito ao acesso à saúde, conforme está  assegurado na Constituição Federal. “O SUS [Sistema Único de Saúde] garante o acesso universal a serviços de saúde e é uma das maiores conquistas da sociedade brasileira. Por isso, temos que estar preparados para atender a todos os diferentes tipos de público”, destacou Elma Liliane de Araújo.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reafirmou o compromisso de Alagoas em garantir assistência igualitária à população. “Em nosso estado, a maioria depende do SUS e, por isso, devemos cada vez mais conscientizar e qualificar nossas equipes multiprofissionais para prestar assistência mais humanizada, principalmente às pessoas em vulnerabilidade social”, pontuou o secretário.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Rede Estadual tem seu melhor desempenho da história na Olimpíada Brasileira de Matemática
Próximo Mais de 125 mil pessoas devem passar pelo Terminal Rodoviário de Maceió neste final de ano

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *