1º Encontro da Rede de Ouvidoria ocorreu nesta segunda-feira (19), no auditório Paulo Freire, na Semed; houve apresentações, mostra de resultados e premiações
No primeiro momento do evento houve uma apresentação sobre o trabalho da ouvidoria e a sua relevância no setor público, com Jefferson Tadeu Pereira, secretário da SMCI. Logo depois, foram discutidos os pontos principais do serviço e as dificuldades encontradas no local de trabalho, além de uma interação entre os presentes.
Os balanços de resultados dos dois anos anteriores também foram apresentados, como o total de manifestações, elogios e solicitações de serviços. Segundo dados do Controle Interno, há um total de 24 ouvidorias em cada secretaria da Prefeitura. Nestas secretarias, em 2020, 4.674 manifestações foram registradas, e em 2021, foram contabilizados 4.662 registros.
A grande maioria dos registros é feita pelos cidadãos que são e moram em Maceió, que tiram dúvidas, solicitam algum serviço na comunidade, pedem emprego ou denunciam incômodos.
Para Jefferson Tadeu, o encontro foi relevante no sentido de aproximar mais os ouvidores e discutir os impactos do serviço que é necessário à gestão atual.
“Hoje foi o primeiro encontro. Esse evento vem sendo planejado há um tempo. A ideia é que a gente aproxime os ouvidores setoriais e trazer mais perto da gente, para que a gente consiga dialogar e trazer melhorias, demonstrar a importância da ouvidoria”, pontuou.
A coordenadora da ouvidoria-geral da Prefeitura, Iracelly Pinho, explicou que o encontro aconteceu para os próprios servidores serem ouvidos e para mostrar um pouco sobre o trabalho desenvolvido nas secretarias.
“Estamos aqui todos os ouvidores de todas as secretarias neste encontro para que a gente melhore o atendimento ao cidadão. Que a gente consiga dar um retorno, uma resposta, consiga resolver um problema de uma comunidade e é para isso que a ouvidoria existe, para atender a todos da melhor forma possível”, afirmou a coordenadora.
Em sua fala, o secretário da Semed, José Neto, contou que passou por uma experiência relevante no Controle Interno e celebrou a participação dos ouvidores no setor público.
“Acho importante esse evento porque a ouvidoria é o melhor controle social que existe. A gente sabe que o controle social pauta o serviço público e eu parabenizo vocês por esse trabalho. Uma ouvidoria bem representada com certeza melhora os serviços públicos como um todo. É um serviço maravilhoso e encantador porque a gente consegue entender o cidadão e tenta melhorar os serviços para o destinatário, que é o próprio cidadão”, destacou o secretário.
Ângela Maria trabalha na ouvidoria da Semed. Ela contou que o evento foi importante por ter sido uma reunião com todos os ouvidores e para tirar dúvidas.
“São eventos como esse que a gente consegue vê o que tem para melhorar no sistema, como atender melhor o cidadão. Aqui recebemos muitas demandas como solicitações de serviços e tentamos dá esse retorno o mais rápido possível, até porque o cidadão precisa do atendimento”, revelou.
Premiações
Depois das apresentações, falas e a mostra dos resultados obtidos nos dois anos anteriores, houve um momento final de interação entre o público e a premiação das ouvidorias de duas secretarias da Prefeitura. As ouvidorias da SIMA e da SMS foram as contempladas e receberam troféus como reconhecimento aos trabalhos feitos no setor público.
Entre o público estavam os servidores da Semed, da Secretaria Municipal do Controle Interno (SMCI), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Gestão (SEMGE), de Infraestrutura (Seminfra), da Economia (Semec), de Convívio Social (Semscs), de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), de Iluminação Pública (SIMA), a Comarph e a Arser.
Fonte: Semed Maceió
Sem Comentário