Semuc lança Cartilha do Direito da Pessoa Idosa e programas para o público 60+


Secretaria também abriu consulta púbica junto a Instituições de Longa Permanência para criar banco de dados sobre demandas das instituições e seus residentes com vistas a parcerias futuras

Representantes das Instituições de Longa Permanência (ILPs) estiveram presentes Foto: Alisson Frazão/Secom

A Prefeitura de Maceió segue firme na missão de promover uma cidade mais igual e segura para todos. Nesta terça, (17), através da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania foi lançada a cartilha de Direitos da Pessoa Idosa, que visa promover a conscientização da sociedade sobre as leis que auxiliam essa parcela da sociedade.

Além da cartilha, a Semuc abriu uma consulta pública para mapear as Instituições de Longa Permanência (ILPs) que atendem a população de pessoas idosas de Maceió. O objetivo é fazer um banco de dados para compreender as demandas destes locais para futuro apoio e parcerias. O formulário pode ser preenchido aqui, e estará disponível por 30 dias.

“Vocês vão poder preencher um formulário relatando tudo sobre a instituição de acolhimento, para que possamos conhecer vocês de maneira ampla e enxergar quais as necessidades de vocês” afirmou a secretária da Semuc, Ana Paula Mendes. Ela ainda ressaltou a importância  de todas as ILPs responderem ao formulário para a criação de uma rede de apoio.

Outros programas

Durante a ocasião também foram anunciados novos programas e ações voltados para a população idosa. Entre eles, está o Empodera 60+, que levará serviços de autoestima, saúde, bem-estar e cidadania uma vez por mês a uma ILP sorteada. A primeira instituição sorteada para receber o programa é a Casa do Pobre, no dia 30 de outubro.

Também foi citada a construção do primeiro equipamento público de assistência e longa permanência para a pessoa idosa, a Casa do Idoso. Localizado na Ponta Grossa, o projeto receberá em média 50 residentes e contará com uma praça de uso exclusivo para eles.

De acordo com Sheila Santana, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, ver essas iniciativas sendo lançadas aumenta a expectativa em relação ao futuro. “Essas ações são estritamente necessárias para garantir a dignidade da pessoa idosa”, reitera Sheila.

Fonte: Ascom Semuc

Anterior Saúde amplia oferta de histeroscopia diagnóstica para usuárias do SUS
Próximo Bolsa Família e Auxílio Gás: pagamentos de outubro começam nesta quarta-feira (18)

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *