Capacitação é voltada aos agentes de segurança que já possuem porte funcional de arma de fogo
Os Guardas Municipais de Maceió precisam estar cada vez mais preparados para exercer as atividades na área da segurança pública. Pensando em aperfeiçoar e qualificar os agentes de segurança, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) está realizando um curso de atualização profissional para os servidores que possuem o porte funcional de arma de fogo. O curso segue até o próximo sábado (26).
Nessa atualização, estão participando 30 guardas municipais com treinamento voltado para as técnicas de emprego operacional de arma de fogo na rotina operacional. Durante o curso, os agentes municipais de segurança estarão recebendo aulas práticas e teóricas, com carga horária de 80 horas.
Carlos Guido, secretário da Semscs, reforça a relevância do treinamento para os guardas municipais que estão com o porte funcional de arma de fogo.
“Estamos chegando ao final do ano com diversos cursos ofertados aos agentes de segurança de Maceió. A Guarda Municipal tem vivido um novo momento, e a excelência na capacitação dos profissionais é uma realidade, com guardas ainda mais qualificados, levando segurança e proteção ao maceioense e a todos que frequentam a capital alagoana”, enfatizou o secretário.
No decorrer do treinamento, os servidores terão acesso a conteúdos como mediação de conflito, legislação e código de ética, atendimento de emergência pré-hospitalar tático, técnicas de algemação, treinamento físico, técnico tático de confronto corporal, legislação e abuso de autoridade, saúde do trabalhador, instrução de armamento e tiro, e segurança de grupos vulneráveis.
Segundo a corregedora da Semscs, Jaclyn Falcão, a atualização dos cursos para os guardas municipais tem enorme contribuição para o trabalho realizado diariamente pelos servidores. “Revisamos e atualizamos os servidores sobre o regimento interno da corregedoria, o código de ética e disciplina dos guardas municipais. Essa capacitação é super importante para que os agentes de segurança possam tirar dúvidas sobre a parte jurídica da profissão que eles exercem diariamente, a fim de contribuir com a sociedade da melhor forma”, explicou.
Para a aluna Luciana Alves, a capacitação precisa fazer parte do trabalho dos guardas municipais, isso porque a atualização de conteúdos melhora as técnicas e o trabalho que são realizados diariamente.
“Essa é a primeira turma que obteve o porte de arma, e a cada dois anos precisamos fazer o curso de atualização. A busca pelo aperfeiçoamento precisa fazer parte do nosso trabalho, já que lidamos com diversas situações diariamente. Quero parabenizar a gestão da Semscs e a coordenação de ensino, pela oportunidade que temos em crescer como profissionais e por termos professores altamente capacitados para nos ajudar”, destacou a guarda municipal.
Fonte: Ascom Semscs
Sem Comentário