Mudança substitui o chat e amplia a eficiência no esclarecimento de dúvidas
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) modernizou o serviço de Orientação Tributária, que, desde a sexta-feira (29), passou a ser realizado no formato assíncrono. Ou seja, o contribuinte envia sua solicitação pela Nise e recebe a resposta posteriormente, sem a necessidade de interação imediata.
A medida substitui o atendimento via chat e tem como objetivo oferecer mais eficiência, segurança e comodidade aos contribuintes. Com a mudança, o atendimento por chat com interação humana em tempo real será descontinuado.
Agora, as dúvidas sobre a legislação tributária estadual poderão ser enviadas pela Nise, a assistente virtual da Sefaz-AL, a qualquer hora do dia, todos os dias da semana.
Segundo a gerente de Atendimento ao Contribuinte, Ana Karla, o novo formato possibilita respostas mais detalhadas e qualificadas.
“O atendimento permite que cada demanda seja analisada com mais atenção, sem as limitações de tempo e de vagas que existiam no chat. Além disso, todo o registro fica armazenado, proporcionando mais segurança ao contribuinte”, destacou.
A expectativa é que a mudança eleve a qualidade técnica das respostas, já que cada demanda será avaliada por auditores especializados. Atualmente, o serviço registra, em média, 275 atendimentos por mês.
Com o novo modelo, a Sefaz pretende reduzir o tempo de espera e ampliar o alcance do atendimento, eliminando restrições de vagas e instabilidades que eram comuns no formato anterior.
Como acessar o serviço
Para utilizar esse formato, o contribuinte deve acessar a assistente virtual Nise, disponível no site da Sefaz-AL (www.sefaz.al.gov.br) ou no canal do Telegram @nise_sefaz_al_bot, e seguir o caminho: 8. Legislação Tributária Estadual > 2. Iniciar Atendimento.
Ao iniciar o atendimento, basta selecionar o tema desejado e registrar a dúvida. O retorno será enviado para o e-mail informado pelo contribuinte na Nise em até cinco dias úteis. Esse prazo poderá ser ampliado em função da complexidade da demanda ou de outras situações que justifiquem a necessidade de um tempo maior para análise.
O atendimento é destinado ao esclarecimento de dúvidas sobre a legislação tributária estadual em geral, enquanto situações específicas devem ser tratadas por meio do Nise Conecta.
Essa mudança reforça o compromisso da Sefaz-AL com a modernização contínua do atendimento, oferecendo aos contribuintes um serviço cada vez mais eficiente, seguro e de qualidade.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário