Bibliotecários, profissionais de bibliotecas, estudantes, pesquisadores da área da ciência da informação podem participar da ação
A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, abre inscrições para o XIII Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, no Centro de Maceió. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Para se inscrever nas oficinas e palestras, clique aqui.
A iniciativa visa promover o aprimoramento de conhecimentos, discutir estratégias para tornar as bibliotecas mais dinâmicas, refletir sobre as políticas públicas e fortalecer o sistema de bibliotecas.
Segundo a supervisora, Mira Dantas, o evento será um momento para promover a troca de experiências e o fortalecimento das redes de colaboração. “A realização do encontro é uma grande oportunidade para que os gestores se integrem e fortaleçam as ações das bibliotecas de Alagoas. Queremos incentivar práticas de leitura que sejam permanentes e acessíveis a todos. Além disso, o evento vai proporcionar momentos de troca e aprendizado por meio de palestras e oficinas, ajudando a tornar as bibliotecas mais dinâmicas e acolhedoras. Nossa meta é melhorar a organização, a preservação dos acervos e tornar o acesso ao conhecimento mais fácil e humano”, afirma.
A secretária de Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, também enfatiza a importância do evento. “O encontro é fundamental para a construção de um espaço de diálogo e inovação entre os profissionais da área. O Governo de Alagoas e o governador Paulo Dantas estão comprometidos em fortalecer as bibliotecas como centros culturais que promovem a leitura e o acesso à informação. Convido todos a participar e contribuir para o fortalecimento das nossas bibliotecas”, disse a gestora.
Confira a programação completa:
DIA 22 DE OUTUBRO DE 2024
9h ÀS 11h30
Abertura Oficial; Apresentação cultural com a Cia Palco Inusitado; Bibliotour na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos; Palestra “Biblioteca Viva – Construindo pontes entre a tradição e a inovação” com Drª. Luanna Melo (Doutora em Ciência da Informação, bacharel em Biblioteconomia e professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas).
13h30 ÀS 16h
ORÁCULO DA POESIA com a escritora Ana Karina Luna;
MESA REDONDA “BIBLIOTECAS INSPIRADORAS DE ALAGOAS” (Biblioteca Pública Municipal de Delmiro Gouveia, Biblioteca Pública Municipal de Quebrangulo e Biblioteca Comunitária do Instituto Yandé – São Miguel dos Milagres)
DIA 23 DE OUTUBRO DE 2024
9h ÀS 16h – OFICINAS FORMATIVAS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Mediação: Lorena Rocha (Coordenadora de projetos culturais do Instituto Mandaver); 15 vagas.
TRANSFORMANDO BIBLIOTECAS EM ESPAÇOS VIVOS E DINÂMICOS
Mediação: Anne Cerqueira (Graduanda em Biblioteconomia, Educadora Social com formação em arte-terapia e Educação em Direitos humanos). 20 vagas.
O LÚDICO COMO FERRAMENTA PERMANENTE NA BIBLIOTECA
Mediação: Miriely Silva (Bibliotecária e pedagoga) e Júnior Gomes (Pedagogo e contador de histórias).
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário