Centro de Operações e Inteligência da secretaria também realiza estudos de vulnerabilidade em prédios públicos
A atuação da Guarda Municipal de Maceió (GMM) vem se destacando na gestão do prefeito JHC, com investimentos em equipamentos e cursos de capacitação. O trabalho da instituição vem sendo cada vez mais efetivo nas ruas da capital. Entre os setores mais atuantes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) está o Centro de Operações e Inteligência (COI), formado por guardas municipais.
Consolidado há quatro anos, o setor de inteligência dispõe de 20 agentes, divididos em duas áreas de atuação, com o COI sendo responsável pelo serviço de levantamento de dados e informações, identificação de suspeitos, estudos de vulnerabilidade em prédios e espaços públicos em diferentes pontos da capital. O guardas municipais que integram o COI também dão apoio às equipes de fiscalização do Município e a segurança de autoridades.
Para o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, o setor de inteligência da Secretaria vem aumentando a sensação de segurança na população da capital alagoana.
“O investimento que realizamos no setor de inteligência da SEMSCS proporciona muitos ganhos para a segurança dos munícipes e defesa do patrimônio público. Diversas prisões já foram realizadas pelo grupamento, confirmando a sua importância para a segurança municipal”, afirmou o secretário.
Com o intuito de corrigir e prevenir brechas na segurança, em 2021 foram realizados 75 estudos de vulnerabilidade em prédios públicos como escolas municipais, postos de saúde e secretarias, que sofreram invasões, onde foram cometidos furtos ou tentativas de furto. Além de realizar 12 prisões de suspeitos em cometer crimes contra a população e o patrimônio público, sejam em operações de apoio às fiscalizações ou abordagens em resultado do serviço de inteligência.
Uma das últimas investigações realizadas pelo setor de inteligência da GMM resultou na prisão em flagrante de um homem que estava comercializando perfumes falsificados. Na operação, os agentes de segurança do COI e os fiscais da Semscs, fizeram a apreensão de 50 frascos com o produto ilegal e outros 192 recipientes que seriam utilizados para revender os perfumes falsificados.
Com 20 anos de Guarda Municipal, Adalberon Souza, coordenador geral de Operações e Inteligência, faz parte do COI há quatro anos. “Estar nesse setor é muito gratificante, porque estou fazendo um trabalho que me identifico e ao mesmo tempo representando, junto com toda a equipe, a instituição de forma positiva, procurando sempre prestar um serviço de melhor qualidade aos cidadãos do nosso Município”, contou.
Sem Comentário