Iniciativa da Sefaz visa otimizar a gestão financeira do governo e, com isso, impactar positivamente a sociedade
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou, nesta terça-feira (6), de um workshop sobre qualidade do gasto público, com o objetivo de discutir e implementar estratégias que visem promover a eficiência do investimento do dinheiro público. O evento foi conduzido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz).
A Seprev integra o projeto piloto da Sefaz para a construção de um programa que permita a reestruturação dos processos de planejamento, execução, monitoramento e controle da administração financeira no âmbito da gestão estadual. Com isso, será possível reduzir despesas que, muitas vezes, são negligenciadas, mas que, se controladas de forma eficiente, podem gerar economias significativas.
A secretária Especial do Tesouro Estadual, Monique Assis, explica que o projeto visa otimizar a gestão financeira do governo e, com isso, impactar positivamente a sociedade alagoana. Ela diz que a proposta não é simplesmente gastar menos, mas gastar melhor, priorizando as despesas públicas de maneira eficiente.
“Temos um papel difícil, que é reduzir algumas despesas, no que se refere a atividades que demandam alguma lapidação, mas esta é uma necessidade que se faz presente. O objetivo é melhorar a estrutura dos gastos do Estado e, assim, evoluir para construir coisas novas e melhores. Para nós é muito positivo termos a Seprev como ponto focal desse projeto, para que a gente possa expandir isso para o Estado todo”, afirmou Monique Assis.
A secretária Paloma Tojal, da Seprev, afirmou que a participação da secretaria na construção de um programa voltado para eficiência do gasto público irá alinhar ainda mais as práticas da Seprev com a política de eficiência fiscal do governo. Pós-graduada em Gestão Pública e com 11 anos de experiência na Fazenda estadual, Paloma Tojal ressaltou que a expertise da Sefaz trará uma série de benefícios para a gestão dos recursos destinados à Prevenção à Violência.
“A Seprev entende o quanto essa causa é importante e temos certeza de que isso vai gerar bons resultados para o Estado como um todo. Estamos comprometidos em garantir que cada recurso gasto pelo governo seja direcionado de forma eficiente, economizando com as chamadas atividades-meio para assegurar mais recursos às atividades finalísticas, priorizando sempre as áreas que mais impactam a vida dos cidadãos alagoanos”, afirmou a secretária. E acrescentou que “o workshop é só o início, e a Seprev está de portas abertas para contribuir com este processo.”
Participaram, da Seprev, representantes das superintendências do Ronda no Bairro, de Políticas Sobre Drogas, de Prevenção à Violência e de Medidas Socioeducativas, que promovem as atividades finalísticas, além das equipes administrativa, financeira e de gestão interna.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário