Entre as ações estão a pintura de escolas e do Centro de Desporto e Recreação (CDR), além de serviço de drenagem
Quem frequenta o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), localizado no bairro do Farol, em Maceió, já é capaz de perceber as melhorias estruturais que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem proporcionando às unidades de ensino, bem como aos prédios que abrigam setores administrativos da rede pública estadual. Há cerca de duas semanas, foram iniciados serviços de pintura e revitalização em diversos espaços, a exemplo da Escola Estadual Princesa Isabel, além do Centro de Desporto e Recreação, o CDR.
As ações de manutenção incluem, ainda, serviços de jardinagem e pintura de meio-fio. O pórtico do Cepa também recebeu nova pintura, assim como os portões e cercas de proteção. A fachada da Escola Estadual Maria José Loureiro, uma das mais tradicionais de toda a rede, ganhou cores vibrantes, chamando a atenção de quem passa pelo local. As benfeitorias se estendem, inclusive, à sede do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), braço da Polícia Militar de Alagoas no enfrentamento à violência nas escolas.
Outro importante serviço é o de drenagem, que é realizado sob a supervisão da Superintendência de Engenharia da Seduc. Segundo o superintendente Lucas Raniery, os trabalhos devem ser concluídos em cerca de 15 dias, quando estudantes e servidores não mais enfrentarão transtornos decorrentes das fortes chuvas na capital.
“Estamos realizando um serviço que deveria ser executado pela Prefeitura de Maceió. Quando finalizado, o sistema de drenagem vai minimizar a possibilidade de alagamentos, que, nos últimos dias, tornaram-se sendo recorrentes na Avenida Fernandes Lima, em frente ao Cepa, e em vias próximas. Estamos desassoreando uma lagoa de drenagem que passa pelo complexo educacional e que terá seu nível reduzido em quase dois metros. E realizamos também a limpeza dos canais de drenagem e das bocas de lobo. Tudo isso vai favorecer o sistema de drenagem da região, evitando acúmulos de água pluvial provocados pelas grandes chuvas esperadas nesta época do ano”, explica o superintendente, acrescentando que várias escolas da capital e interior, e não apenas as localizadas no Cepa, também passam por revitalização e manutenção preventiva.
Para a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, os serviços ora executados reafirmam o compromisso do Governo de Alagoas com o bem-estar de toda a comunidade escolar, visando, principalmente, ao fortalecimento do processo de aprendizagem.
“Esta é mais uma demonstração da especial atenção dispensada pelo governo Paulo Dantas à Educação de Alagoas. Nesse sentido, a infraestrutura escolar também é uma prioridade. Prova disso é que, somente em 2023, entregamos quase 30 novas escolas. E os investimentos vão continuar com vistas à universalização do ensino em tempo integral, desta vez com o programa Escola do Coração, que será lançado nos próximos dias e consiste na construção de mais 56 unidades escolares até 2026. Cada uma delas vai conter 12 salas, perfazendo um investimento de R$ 700 milhões”, destaca a titular da Seduc.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário