Documento traz orientações para implementação de políticas públicas municipais para o setor
A secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, lançou, na última quarta-feira (4), a cartilha “Orientações para Implantação de uma política pública municipal de apoio ao cooperativismo e à economia solidária”.
O documento, que foi apresentado aos gestores municipais durante o Congresso dos Municípios Alagoanos, promovido pela Associação de Municípios Alagoanos (AMA), traz orientações para implementação de políticas públicas que fortaleçam o cooperativismo e os empreendimentos de economia solidária nas cidades.
Durante a palestra do secretário Executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, sobre o papel do cooperativismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social nos municípios, os participantes do evento puderam acessar conteúdos práticos sobre como proceder, além de acessarem a Cartilha em versão digital.
O secretário também enfatizou a relevância da articulação coletiva para fomentar a economia solidária e fortalecer políticas públicas voltadas ao setor. “Todo recurso que entra tem que ser reinvestido na cooperativa, como qualquer empresa. Cooperativa é um negócio e não uma associação ou organização não social. A criação pelo Município da lei do cooperativismo é fundamental, e todo processo tem o apoio do Governo através da secretaria de desenvolvimento”, afirma. “A importância da cartilha é justamente para dar orientações de como é que os municípios podem atuar para fortalecer o cooperativismo”.
Adalberon fez questão ainda de frisar algumas ações contidas no material. A criação de leis municipais que visem a inserção de políticas de apoio e incentivo ao cooperativismo, e o favorecimento do ambiente para implantação das cooperativas, são algumas condutas. A expectativa é de aproximação dos gestores públicos dos municípios e a expansão do modelo de negócio no território alagoano.
Congresso de Municípios Alagoanos
Realizado anualmente, o evento tem como finalidade o aprimoramento técnico profissional de gestores e servidores municipais, promovendo conhecimento e troca de experiências para servidores públicos dos municípios de Alagoas.
Em 2024, teve como principais atividades oficinas voltadas para todos os setores da administração pública municipal, com o enfoque em gestão pública, finanças e inovação, contando com 80 palestras, e cursos em 16 eixos técnicos. A programação do congresso segue até esta quinta-feira (5).
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário