Formação para tradutores e intérpretes de Libras e lançamento de atendimento 24h da CIL ocorrerão na Escola de Governo
O Governo de Alagoas vai realizar capacitações e ações para fomentar a cultura surda. Por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), haverá formação de profissionais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas próximas quarta (17) e quinta-feiras (18) na Escola de Governo, a partir das 8h. A Central de Intérpretes de Libras, da Secdef, lançará o atendimento virtual 24 horas e questionário para mapear intérpretes e tradutores em todo o estado.
A secretária de Estado da Cidadania, Tereza Nelma, disse que a capacitação tem o objetivo de promover a formação e atualização dos tradutores e intérpretes de Libras. “A iniciativa visa aprimorar suas habilidades e conhecimentos em diferentes contextos de atuação, com o intuito de garantir uma interpretação de qualidade, que respeite a cultura surda e contribua para a inclusão social, o acesso à informação e a equidade no atendimento às necessidades da comunidade surda”, ressaltou.
Quanto ao atendimento virtual 24 horas da CIL, que ficará disponível durante toda a semana, e que será lançado na próxima quarta-feira (17), a coordenadora da CIL, Patrícia Lira, explicou que a iniciativa se trata de um projeto piloto para ampliar o atendimento ofertado pela central. “O atendimento funcionará de domingo a domingo e contará com um administrador bilíngue e dois intérpretes de Libras, atuando em regime de plantão. O atendimento, a princípio, ocorrerá de forma virtual, para casos de urgência e emergência nas áreas de segurança e saúde”, destacou.
Em relação ao mapeamento, a coordenadora da CIL explicou que a ação pretende traçar o panorama atual dos intérpretes e tradutores de Libras em todo o território alagoano. “A ferramenta de coleta de informações, que será lançada pela CIL na quarta-feira, dia 17, visa buscar conhecer os profissionais da área de Libras e, consequentemente, elaborar estratégias para fortalecer e fomentar a cultura surda em Alagoas”, afirmou.
Capacitação
A 2ª Capacitação de Tradutores e Intérpretes de Libras promovida pela CIL será aplicada por meio de roda de conversa entre pessoas surdas, na quarta-feira (17), das 13h às 17h, e na quinta-feira (18), das 8h às 17h, quando haverá a realização de oficinas práticas. As atividades que serão desenvolvidas durante os dois dias tratarão do tema “Ética do Tradutor/Intérprete de Libras”.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário