Saúde realiza ação educativa e testagem rápida para hepatites virais em Maceió


Iniciativa faz parte dos trabalhos que estão sendo realizados em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais

Testagem rápida auxilia no diagnóstico e tratamento de hepatites virais. 
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta segunda-feira (11), ações educativas voltadas para a prevenção de hepatites e a oferta de testes rápidos na sede da Justiça Federal de Alagoas, na Serraria. A atividade faz parte dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em alusão à campanha nacional Julho Amarelo – mês de luta contra as hepatites virais.

Ao longo do mês, diversas ações estão sendo realizadas pelos profissionais da Saúde de Maceió com o objetivo de intensificar o combate às hepatites B e C, incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças.

A técnica da coordenação de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Teresa Carvalho, falou sobre os trabalhos que vêm sendo realizados.

“Na campanha Julho Amarelo todas as unidades de saúde intensificam as ações educativas voltadas para a prevenção de hepatites e a oferta de testes rápidos. O programa IST HIV/Aids e Hepatites Virais também atende demandas de instituições e empresas para  realizar ações educativas e de testagem para seus colaboradores, a exemplo da Justiça Federal, onde o setor de saúde  mobilizou os servidores para adesão à campanha”, explicou.

Andreia Souto, supervisora da Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas, falou sobre a realização do trabalho no órgão.

“O combate começa pela conscientização sobre a doença e importância de prevenção do contágio e vacinação. A SMS de Maceió proporcionou cooperação técnica para testagem de hepatites B,  C e sífilis e HIV aos servidores desta seção judiciária pelo segundo ano consecutivo, contribuindo com a meta de erradicar as hepatites  B e C até 2030”, relatou.

De acordo com a técnica Teresa Carvalho, quando os usuários são testados positivos recebem orientações para procurar a assistência especializada no PAM Salgadinho, Hospital Universitário ou Hospital Helvio Auto ou atendimento da rede privada caso a pessoa tenha acesso.

“A assistência farmacêutica prestada aos pacientes com hepatites virais B, C e coinfecções passarão a ser realizadas nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM’s), presentes nos três Serviços de Assistência Especializada (SAE’s) localizados na capital”, informou.

Testagem rápida para hepatites virais

Unidade: SAE – PAM Salgadinho – Bloco I

Endereço: Rua Mizael Domingues, 24. PAM Salgadinho. Bloco N. Centro, Maceió-AL

Telefone: (82) 3312-5460 (Opção 4)

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Unidade: UDM do SAE Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes 

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/N – Tabuleiro do Martins, Maceió-AL

Telefone: (82) 3202-3883

Funcionamento: segunda a sexta-feira 8h às 12h e das 13h às 16h

Unidade: SAE Dr. Marcelo Constant 

Endereço: Rua Cônego Fernando Lyra, 10, Trapiche da Barra, Maceió-AL

Telefone: (82) 3315-3244

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 18h

Fonte: Ascom SMS

Anterior Fernanda Cavalcanti atuando para atender as pessoas atingidas pelas chuvas
Próximo Após fortes chuvas, Prefeitura de Maceió intensifica serviços da Operação Tapa-Buraco Nesta segunda-feira (10), equipes da Seminfra estiveram em diversos pontos da capital

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *