Durante a plenária foram propostas políticas públicas para a Rede de Atenção Psicossocial de Maceió
“A Conferência é um grande marco, pois os frutos dela são as propostas que iremos abordar para a área de saúde mental e, consequentemente, irão auxiliar na definição de políticas públicas para que os nossos usuários recebam uma assistência de qualidade, trazendo o resgate da cidadania. Além disso, esse momento é muito importante pois é um espaço em que o usuário vai dizer o que precisa ser feito na saúde mental de Maceió, e nós estamos aqui para ouvi-los e construirmos juntos as melhorias necessárias para toda a Rede de Atenção Psicossocial do município”, destaca a diretora de Planejamento e Gestão em Saúde de Maceió, Sônia Moura.
De acordo com a coordenadora da Conferência e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Citonio, a Conferência discute também a importância da luta antimanicomial. “Após dez anos, estamos realizando a 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental. Aqui é um momento para discutirmos a política de saúde mental como direito e a defesa em liberdade, pois a lógica manicomial não deve ser a alternativa para quem tem um sofrimento mental, defendemos os cuidados em saúde a partir da liberdade do usuário”, afirma.
Eixos temáticos
Ao longo da Conferência, foram abordados e discutidos quatro eixos temáticos: I – Cuidado em liberdade como garantia de Direito e Cidadania; II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Conferências distritais
Entre os dias 1º a 12 de abril foram realizadas as conferências distritais. As plenárias anteciparam a solenidade da 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental com o propósito de debater as temáticas e eleger gestores e servidores de cada Distrito Sanitário como representantes para prosseguirem às etapas municipal, estadual e nacional. A próxima etapa – estadual – acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho. Já a etapa nacional está prevista para o mês de novembro.
Sobre o homenageado
Dando nome à 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental, George Correia dos Santos é um exemplo de luta e superação. Na década de 90, após longa internação no Hospital Escola Portugal Ramalho, George venceu o manicômio quando teve acesso ao Caps Casa Verde, em 1996, e foi incluído no Programa de Volta para Casa. Com sua autonomia, conquistou uma casa do Programa Minha Casa Minha Vida e foi morar sozinho.
Fonte: Ascom SMS
Sem Comentário