Encontro teve o objetivo de atualizar médicos e enfermeiros das unidade de saúde de Maceió acerca do cuidado integral à criança e ao adolescente
O objetivo do seminário foi atualizar os profissionais de saúde acerca do processo de crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente em suas diversas fases da vida, com foco no estado nutricional, cognitivo, psicomotor, emocional e social.
Segundo a enfermeira do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Camila Alves, o seminário é um espaço para reforçar o conhecimento dos profissionais de saúde, para que possam aprimorar o atendimento pediátrico nas unidades de saúde.
“Essa atualização voltada aos profissionais de saúde traz as referências do Ministério da Saúde, nas quais preconizam a proteção e o fomento ao desenvolvimento integral da criança, e quais aspectos devem ser enfatizados por esses profissionais durante as consultas e nos momentos de educação em saúde, a exemplo das salas de espera que são realizadas dentro das unidades”, afirma.
Para a psicóloga do Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente, Marcele Apratto, os profissionais de saúde devem ter um olhar diferenciado à saúde da criança e do adolescente e repassar as orientações aos pais e responsáveis, a fim de promover a saúde integral desse público.
“É importante ter um olhar diferenciado à saúde da criança e do adolescente e a proposta do seminário é justamente essa, reforçar o cuidado integral desse público nas unidades de saúde. O intuito é fazer com que cada profissional apliquem o conteúdo desse seminário em seu dia a dia e repassem as informações para os pais e responsáveis que, muitas vezes, não priorizam a saúde dos pequeninos, como, por exemplo, a não vacinação, sendo que a vacina é indispensável para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes”, destaca.
O 2º Seminário sobre Crescimento e Desenvolvimento na Infância e Adolescência contou com a palestra do médico pediatra Cláudio Soriano, que abordou temas como Direitos da Criança e do Adolescente, Taxa de Mortalidade Infantil, Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ao longo da vida e a importância do leite materno para a saúde da criança.
O encontro também contou com a participação da médica pediatra Dayse Belém, que reforçou as principais características apresentadas no crescimento e desenvolvimento do adolescente, a importância da realização de consultas e exames do adolescente, orientações de cuidados com os adolescentes nas unidades de saúde, sinais e características da puberdade e sexualidade.
Fonte: Ascom SMS
Sem Comentário