Saúde promove oficina sobre serviços para pacientes submetidos à cirurgia bariátrica


Os serviços para pacientes operados são ofertados na Unidade Oswaldo Brandão, na Ponta da Terra

Com o intuito  de atualizar e qualificar os profissionais da Atenção Primária para o atendimento de pacientes que realizaram ou pretendem realizar cirurgia bariátrica, a Secretaria de Saúde de Maceió promoveu nesta quinta-feira (15), uma oficina para dialogar sobre o tema e seus impactos na saúde pública. O treinamento é uma iniciativa do Programa de Nutrição e Alimentação da SMS em parceria com a Coordenação Técnica de Atenção às Doenças Crônicas.

A atualização denominada “Oficina fortalecimento da Rede de Atenção ao Paciente Pós-Cirurgia Bariátrica e Grupos de Qualidade de Vida” proporcionou discussões entre os participantes que resultaram em aprendizado e sugestões para melhor assistir e orientar usuários dos serviços pós- bariátrica ofertados na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra.

Segundo Pollyany de Melo, nutricionista do Programa de Alimentação e Nutrição, esse trabalho conjunto é importante, pois o paciente que passou por uma cirurgia bariátrica requer um olhar mais sensível da equipe profissional.

“É indispensável ter uma equipe multidisciplinar para auxiliar pacientes no pós-cirurgia e até quem deseja realizar bariátrica precisa de orientação adequada.  É inovador na rede SUS municipal esse tipo de acompanhamento que oferece todos os serviços com psicólogos, educadores físicos e nutricionistas visando uma qualidade de vida integral do paciente”, destaca a profissional.

Na ocasião foram realizadas palestras com o médico cirurgião, Anderson Teixeira e a nutricionista Analice Sampaio, do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas(HU/Ufal). Já a psicóloga da SMS, Daniela Maria, evidenciou a importância da saúde mental no processo pós-bariátrico, enquanto Pollyany Melo e Taisa Lira, nutricionistas da SMS, discorreram sobre os serviços ofertados na rede municipal. Camila Moura, coordenadora da Atenção às Doenças Crônicas da SMS, também  participou do evento falando sobre o fluxo de cuidados de pacientes com obesidade.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Operação Adolescência Segura desarticula grupo criminoso que pratica cooptação e violência na internet
Próximo Defesa Civil de Maceió alerta para o risco de chuva forte neste final de semana

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *