Saúde promove ação recreativa na unidade de Acolhimento Rubens Colaço


Foi oferecido um dia de dinâmicas, música e brincadeiras para as crianças atendidas pelo local

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), realizou na tarde dessa terça-feira (26), uma ação recreativa para crianças da Unidade de Acolhimento Rubens Colaço, localizada na Pitanguinha. A atividade teve o objetivo de complementar os serviços oferecidos no local por meio do projeto “Saúde nos Abrigos”, parceria entre Saúde e Assistência Social.

A Rede de Urgência e Emergência (RUE)  e Atenção Primária da Saúde de Maceió que já vem realizando um trabalho em abrigos voltados para crianças em situação de vulnerabilidade, organizou a ação, que iniciou com atendimentos médicos e encaminhamentos. Aliado a isso, também foram promovidas ações de educação em saúde com atividades lúdicas voltadas para o público infantil.

“Na ação de hoje queremos focar no lazer, com entrega de presentes, lanches, proporcionar um dia diferente para os pequenos, para se sentirem amados, pois eles já passaram por muitas coisas. Há alguns dias fizemos toda assistência à saúde que eles precisavam e hoje, para descontrair, trouxemos alegria e diversão,” informa a gerente da Rede de Urgência e Emergência Aline Mota.

Já de acordo com Ana Paula Honorato, coordenadora da casa de adoção Rubens Colaço, essas ações são importantes para o desenvolvimento da criança no meio social. “Com isso, elas se sentem visíveis e essenciais perante a sociedade, muitas precisam de amor e atenção e de um olhar mais sensível por parte das pessoas”, destaca.

Durante o evento as crianças contaram com uma apresentação musical feita por profissionais de saúde, brincadeiras e dinâmicas de grupo. Ao final do encontro, houve lanche coletivo.

A casa de adoção tem capacidade para acolher 20 crianças de zero a sete anos de idade que chegam até o local por conta de situações de violência e abandono de incapaz, encaminhadas por Conselhos Tutelares e Juizados. No local, busca-se a reintegração na sociedade com disponibilidade para adoção. Atualmente, são assistidas 18 crianças no local.

Sobre o “Saúde nos Abrigos”

A Prefeitura de Maceió em uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde (SMS) e de Assistência Social (Semas)  tem assistido seis Instituições de Longa Permanência (ILPs) da capital com  atendimentos psicológicos, clínicos, saúde bucal, nutricional, disponibilidade de medicamentos, curativos e de assistência à moradia, alimentar, judicial e de educação. Os serviços são ofertados semanalmente, de acordo com a necessidade do local.

Fonte: A Prefeitura de Maceió em uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde (SMS) e de Assistência Social (Semas)  tem assistido seis Instituições de Longa Permanência (ILPs) da capital com  atendimentos psicológicos, clínicos, saúde bucal, nutricional, disponibilidade de medicamentos, curativos e de assistência à moradia, alimentar, judicial e de educação. Os serviços são ofertados semanalmente, de acordo com a necessidade do local.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Prefeitura institui Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes
Próximo Não caia no golpe! INSS não pede documentos por mensagem de texto; veja como se proteger

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *