Saúde de Maceió capacita profissionais sobre hanseníase a partir de segunda (18)


Ação acontecerá entre os dias 18 e 22 de setembro e contará com atualização de profissionais e atendimento à população

Capacitação será fundamental para avançar no combate a hanseníase. Foto: Victor Vercant
Profissionais da Atenção Básica, médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão participar de uma capacitação, entre os dias 18 e 22 de setembro, para o combate e controle da hanseníase.

A atividade busca o melhor atendimento aos usuários do SUS e será promovida pelos técnicos do Programa de Controle da Hanseníase de Maceió.

A semana de capacitação compreende ações estruturadas para garantir um aprendizado eficaz. O estudo vai contar com momentos teóricos e práticos, que servem para aperfeiçoar a realização do exame dermatoneurológico e esclarecer dúvidas cruciais para um atendimento de alta qualidade à população.

A responsável técnica do Programa de Controle da Hanseníase de Maceió, Vânia Bernardino, destaca o objetivo dessa capacitação. “Realizar esse trabalho é fundamental. Apesar de ter poucos registros de casos em Maceió, sabemos que tem muitos não identificados e precisamos estar com a equipe sempre aprimorada para a busca ativa da doença, identificar esses pacientes e atualizar os contatos destes para diagnosticar, tratar e interromper a cadeia de transmissão, iniciando o tratamento e evitando sequelas graves”, relatou Vânia.

Sobre o projeto 

A ação faz parte do projeto Sasakawa, uma iniciativa japonesa em colaboração com o Ministério da Saúde, que tem como objetivo principal a capacitação e a busca ativa em municípios e estados com baixa e média incidência de casos de hanseníase.

O projeto tem atuação global e, no Brasil, selecionou atuação em quatro estados (Paraná, Alagoas, Rio Grande do Sul e São Paulo). É o resultado de três anos de esforço conjunto, com uma adaptação necessária em 2021 devido à pandemia.

Programação 

Na segunda-feira (18), Maurício Lisboa Nobre, especialista em Dermatologia pela sociedade Brasileira de Dermatologia, Hansenólogo pela Sociedade Brasileira de Hansenologia e doutor pela Fundação Oswaldo Cruz, irá ministrar o treinamento.

O atendimento direto à população, que faz parte da capacitação, será executado priorizando pacientes com sinais e sintomas suspeitos de hanseníase. O trabalho acontecerá nos seguintes locais:

Terça-feira (19/09) – Pam Salgadinho (Poço);

Quarta-feira (20/09) – Unidade Docente Assistencial – UDA Governador Divaldo Suruagy (Barro Duro);

Quinta-feira (21/09) – UBS José Pimentel Amorim (Salvador Lyra);

Sexta-feira (22/09) –  ESF Village II – UDA Prof. Gilberto de Macedo – UFAL.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Maceió terá Vila Encantada como atração especial da prefeitura no mês das crianças
Próximo Saiba o que são e como emitir os documentos fiscais em Alagoas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *