Kits literários, totalizando 4 mil livros, também foram entregues para os estudantes presentes
A sede da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), no bairro Cambona, foi o palco escolhido para o Sarau Cultural “Vozes que Encantam, Saberes que Transformam”, que reuniu cerca de 400 estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na noite dessa terça-feira(29).
O sarau integrou as ações do programa “Somos Feitos de Histórias: construindo uma sociedade leitora e escritora na Rede Municipal de Educação de Maceió”, reafirmando o compromisso da Semed com o fomento à leitura e a valorização das narrativas dos estudantes da rede pública. Foram entregues kits literários, totalizando cerca de 4.000 livros distribuídos, para os estudantes presentes.
Peças teatrais, declamações de poemas e cordéis, rodas de ciranda, leituras compartilhadas e música ao vivo fizeram parte da programação, que ficou por conta das escolas Arnon Afonso Farias de Melo, Dom Hélder Câmara, Sérgio Luiz Pessoa Braga, Dom Miguel Fenelon Câmara, Balthazar de Mendonça, José Carneiro, Tradutor João Sampaio e Neide França.
“Hoje é uma noite muito especial e feliz para todos nós que fazemos parte da Semed, na gestão do prefeito JHC. É uma grande alegria receber vocês aqui, na sede da nossa secretaria, para este sarau tão significativo. O trabalho de incentivo à leitura e à alfabetização desenvolvido nas escolas sempre contará com o apoio intenso da nossa equipe técnica e da minha pessoa, enquanto gestor e secretário. Queremos multiplicar experiências como esta, que transformam a nossa educação”, afirmou o secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, ao dar as boas-vindas ao público.
O evento ainda contou com o apoio da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPEAL) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que estiveram presentes com serviços itinerantes de atendimento jurídico e vacinação, respectivamente.
Além da sala de aula
“Em reunião com o secretário, surgiu a iniciativa de distribuir os livros remanescentes do projeto VaLer a Pena, que aconteceu entre 2023 e 2024. Ainda tínhamos um bom saldo de exemplares, e o desejo dele era justamente que esses livros chegassem às mãos dos estudantes. Foi então que pensamos: por que não transformar isso em um grande sarau, onde os estudantes são os grandes protagonistas da noite?”, explicou Simone Souza, responsável pela Rede de Bibliotecas da Semed.
O coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na Semed, Rubens Lima, destacou a importância de levar o incentivo à leitura para além da sala de aula: “Queríamos transformar em algo leve e espontâneo. Então, trouxemos para cá estudantes que produziram e leram livros. Eles também estão recebendo livros, ampliando ainda mais o acervo pessoal de cada um. E por ser uma atividade prazerosa, eles não estão aqui por obrigação. Eles produziram ao longo de uma caminhada, demonstrando sua capacidade. Podemos dizer, então, que a leitura do mundo que eles fazem diariamente hoje se une à leitura da palavra”.
O sucesso da ação é comprovado por participações como a da estudante da Escola Neide França, Terezinha da Silva, 73 anos, que expressou sua emoção e gratidão: “Para mim, foi um sonho realizado estar aqui hoje, participando de uma coisa tão linda assim, um projeto tão lindo desse. Foi uma maravilha para mim, uma riqueza de Deus. Eu amei as apresentações de todo mundo e todo mundo amou a minha também”.
Também participaram do Sarau Cultural a subsecretária de Gestão Educacional, Marina Toledo e a subsecretária de Gestão Pedagógica, Tânia Almeida, da Semed, e o defensor público Isaac Souto.
Fonte: Ascom Semed
Sem Comentário