Projeto social alia esporte, disciplina e cidadania na formação de crianças e adolescentes
O Projeto Social Ronda Mirim Taekwondo, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), através do Programa Ronda no Bairro, completa seu primeiro ano de atividades registrando conquistas importantes. Ao longo desse período, 36 crianças já passaram pelos tatames do projeto, que atende meninos e meninas de 6 a 14 anos, em aulas realizadas três vezes por semana, nos turnos da manhã e da tarde, no Centro de Treinamento localizado na base do Programa Ronda no Bairro, bairro do Poço, em Maceió.
A iniciativa, voltada exclusivamente para crianças regularmente matriculadas em escolas, busca o desenvolvimento social por meio do esporte, exigindo também a aptidão para a prática esportiva e o consentimento dos pais ou responsáveis.
Entre os avanços alcançados, alguns atletas já representaram o projeto em competições oficiais, como a I Copa Arapiraca de Taekwondo, realizada em março, no Agreste alagoano, e o Campeonato Nordeste de Taekwondo, promovido em julho, em João Pessoa (PB). Nessas oportunidades, as crianças brilharam e conquistaram diversas medalhas, reforçando o potencial e a disciplina adquiridos com os treinos.
A participação em competições, no entanto, não é obrigatória dentro do Ronda Mirim Taekwondo, ficando a critério da vontade de cada aluno, com a devida autorização dos responsáveis.
Campeonato Brasileiro
Nesta semana de aniversário, quatro jovens atletas do projeto participam do Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que acontece até o próximo domingo (14) em Aracaju (SE). Além das crianças, um colaborador do Setor de Frota do Programa também faz parte da delegação na categoria adulto.
O treinador responsável pelo grupo, Mestre Vando, destacou o empenho dos alunos e a importância do apoio das famílias. “Temos visto um progresso enorme em cada criança, tanto no aspecto físico quanto no comportamento e na disciplina. Esse resultado só é possível porque os pais confiam no projeto e porque cada uma das crianças se dedica nos treinos. As conquistas em campeonatos são consequência desse trabalho conjunto”, ressaltou.
Mudanças visíveis
Os pais também reconhecem a importância da iniciativa. Jonatan Teodoro, pai do atleta Gustavo Teodoro, afirma que a transformação do filho é visível. “Esse projeto tirou meu filho das ruas, antes ele só queria brincar fora de casa, sem rumo. Hoje, ele ocupa o tempo ocioso, a mente, está mais estudioso e obediente. Estou feliz em ver meu filho feliz”, destacou.
Já Jaqueline Batista, mãe de Derick Batista, emociona-se ao falar sobre a mudança do filho. “O Derick melhorou muito o desempenho na escola, está mais concentrado em aprender e mais comportado. Antes era muito introspectivo, quase não sorria, e agora está mais solto e alegre. Tenho muito orgulho em ver meu filho competindo e conquistando medalhas”, disse.
O próprio Gustavo Teodoro também expressou sua felicidade em fazer parte do projeto. “Desde pequeno sempre quis ser atleta, ser campeão, e com o taekwondo isso está acontecendo. Tanto que, por mim, teria treino todos os dias. Acho que toda criança deveria fazer uma aula experimental e, quem sabe, se apaixonar também pelo esporte. Participar do Ronda Mirim é a realização de um sonho”, disse Gustavo, empolgado.
Mudar vidas
Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, o projeto é um exemplo de como o esporte pode mudar vidas. “Esse projeto mostra como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa de transformação. As crianças encontram aqui não só atividade física, mas também valores como disciplina, respeito e cidadania, que contribuem para prevenir a violência e abrir novos caminhos para o futuro”, afirmou.
Com um ano de existência, o Ronda Mirim Taekwondo reafirma seu papel como instrumento de inclusão social e de fortalecimento da cidadania, alinhado à missão do Governo de Alagoas de promover segurança e bem-estar para a população alagoana.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário