Revista Graciliano: 17 anos abordando a natureza sócio-cultural de Alagoas


Primeira edição foi confeccionada em 2008 pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos e falou sobre o Mestre Graça

Criada inicialmente para ser parte da versão impressa do Diário Oficial do Estado de Alagoas, como uma espécie de boletim, a 1ª edição da Revista Graciliano foi confeccionada em 2008 pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. A publicação foi idealizada como uma homenagem ao ilustre escritor e mestre literário alagoano, Graciliano Ramos, que anos atrás esteve à frente da presidência do órgão.

 

A primeira edição reuniu textos e artigos de grandes nomes da literatura no estado para comentar e explicar a arte do grande mestre Graça. Escritores como Edilma Acioli, Heloísa Melo de Morais, Mário Lima, Jezuí Tomaz e Luiz Sávio de Almeida fizeram parte da redação.

 

De acordo com a coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Clarice Maia, os conteúdos abordados nas publicações são destacados pela apuração das informações. “A revista é marcada pela abordagem temática sobre a natureza sócio-cultural alagoana e pode ser utilizada também para pesquisas acadêmicas”, destaca Clarice.

 

Clarice relata ainda que as próximas edições da revista continuarão a seguir essa linha na pesquisa e profundidade temática, com foco na qualidade e na relevância dos conteúdos, mas refletindo as demandas da era atual e a diversidade tecnológica.

 

“Estamos constantemente buscando temas que tenham relevância e que também reflitam a diversidade cultural e social do nosso tempo”, afirma Clarice.

 

A Revista

 

Nos 32 volumes produzidos é possível encontrar diversos temas como a reflexão da história controversa de Calabar, o oceano de Djavan e a arte da fotografia sob o olhar de artistas alagoanos. Outro destaque, é a 13° edição que contextualiza e discute sobre os 100 anos depois da Quebra de Xangô.

 

A última edição foi lançada na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em 2023, e foi intitulada como “Terra dos Marechais”. A publicação debate o papel do estado na fundação da república. Entre reportagens e artigos, estes conteúdos foram produzidos por profissionais da área de Comunicação, contemplados via edital.

 

Onde encontrar?

 

 

Todas as edições estão disponíveis no site da Imprensa Oficial Graciliano Ramos ou na livraria física, localizada na Av. Durval de Góes Monteiro, s/n – Anexo B.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Instituto que fornece atendimentos médicos gratuitos recebe doação do Alagoas Sem Fome
Próximo Novas estratégias de controle do mosquito da dengue serão ampliadas para todo o País, diz Nísia Trindade

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *