Representantes de Maceió participam de conferência internacional sobre resíduos sólidos


Comitiva formada por integrantes de cooperativas parceiras da Prefeitura aproveitou a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas entre especialistas

Na última semana, Brasília foi a anfitriã da segunda edição da Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento – CIRSOL. O evento foi realizado no formato híbrido com transmissão ao vivo e programação presencial, que contou com a participação de representantes da Prefeitura de Maceió e integrantes das cooperativas de recicláveis parceiras.

A comitiva formado pelas presidentes da Cooplum e Cooprel Benedito Bentes, Maria Silva e Patrícia Ramos, respectivamente, além de Vânia Gomes, cooperada da Coopvila e representante nacional dos catadores de materiais recicláveis, aproveitou a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas entre especialistas da área de resíduos e saneamento dos setores público e privado.

Foto: Ascom Alurb
Foto: Ascom Alurb

“Foi um evento bonito, onde fomos para o museu da República e lá os ministros reconheceram o nosso trabalho. Também aproveitamos a oportunidade de estar com outras catadoras, compartilhando conhecimento. Nos sentimos importante, pois foi um evento voltado para nós, catadoras, onde a maioria das cooperativas são comandadas por mulheres. Sendo assim, foi um momento de empoderamento feminino”, disse Patrícia Ramos.

Foto: Ascom Alurb
Foto: Ascom Alurb

“Além da troca de experiências, do fortalecimento da categoria, os painéis que foram debatidos, todos organizados por nós e pelo movimento de catadores. Foi legal também ver o quanto as histórias de gente impactam nas outras pessoas. Foram mulheres do Brasil e de fora do Brasil, contando suas histórias, as mesmas dores e as mesmas marcas”, revelou Vânia Gomes.

A CIRSOL contribuiu para elevar a consciência da sociedade sobre as consequências das mudanças climáticas e debater a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e as metas do Acordo de Paris e contou com diversos palestrantes brasileiros e de outras nacionalidades.

A diretora-executiva, Kedyna Tavares, acompanhou o evento pela transmissão ao vivo e destacou a participação da Prefeitura.

“Estes eventos contam com a presença de grandes especialistas na nossa área e isso contribui muito para o aprendizado de novas experiências. Com isso, surgem as oportunidades de inovar na limpeza urbana de Maceió. As cooperativas são papel importante nesse processo, pois contribuem diretamente para a preservação da cidade e do meio ambiente”, completou.

Fonte: Ascom Alurb

Anterior Maceió intensifica ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo
Próximo Formação reforça compromisso com alfabetização na idade certa

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *