Ações inovadores e de difusão da ferramenta foram debatidas no encontro
Importante ferramenta de participação social e de promoção do diálogo entre o cidadão e a administração pública, a Rede de Ouvidorias de Alagoas ocupou lugar de destaque durante a 45ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que aconteceu em Maceió.
Durante o painel de discussão sobre as redes de ouvidoria do poder executivo, a Controladora-Geral do Estado, Adriana Araújo destacou as ações inovadoras desenvolvidas para difundir a ferramenta na sociedade alagoana e defendeu o fortalecimento das ouvidorias para os governos estaduais.
“Hoje, aqui em Alagoas, nós temos um sistema forte, um dashboard arrojado, onde a sociedade civil consegue acompanhar em tempo real a sua solicitação” disse Adriana.
Ainda durante o evento, a chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE), afirmou que uma Ouvidoria forte e com grande participação popular garante ao Estado um termômetro e um painel das demandas da população, para que possam direcionar esforços para os problemas que forem identificados.
Ouvidoria Mulher
A campanha realizada pela CGE em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), que difunde entre as servidoras públicas estaduais os serviços da ouvidoria também foi debatida na 45ª RTC.
Lançada para dar luz sobre a possibilidade de denúncias em casos de assédios sofrido pelas mulheres dentro dos órgãos públicos, a campanha é vista como uma boa prática na difusão do serviço de ouvidoria, além posicionar o Estado de Alagoas como um governo que promove a paridade de gênero e o respeito entre os servidores.
A 45ª RTC
A 45ª Reunião Técnica do Conaci reuniu representantes de diversos estados brasileiros para discutir temas relacionados à gestão pública e ao controle interno. O evento contou com palestras, debates e apresentações de cases de sucesso como o serviço da ouvidoria alagoana.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário