A Receita Federal reforça o alerta sobre novas falsas mensagens circulando na Internet em nome da instituição sobre divergências no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) seguidas de multa. A orientação é não abrir ou responder as mensagens.
Através de mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais.
Caso receba alguma comunicação com endereço de origem da instituição, o procedimento seguro é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com login e senha, e verificar se há alguma pendência no CPF ou imposto de renda.
Veja as orientações:
1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”;
3. excluir imediatamente a mensagem.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, acesse a página na internet ou procure uma unidade de atendimento da Receita Federal.
Fonte: Receita Federal
Sem Comentário