Escola Municipal Professora Maria José Clemente cria diversas estratégias para incentivar o hábito de ler entre os estudantes
David de Oliveira é da mesma turma de Mirella. Os dois alunos lideram o ranking de leitura da escola. “Gosto muito de ler. Acho que esse projeto é muito bom. O livro que eu mais gostei de ler esse ano foi o “Alvo”, um livro que fala sobre um professor que ajuda uma cidade inteira e é isso que os professores fazem, ajudam todo mundo”, destacou.
Segundo a coordenadora pedagógica, Júlia Márcia, a leitura é um horizonte que se expande e o projeto favorecer a criação de uma geração de leitores. “Nossa escola tem uma característica muito forte, que é o ato de desenvolver o gosto pela leitura para que a criança descubra esse mundo que existe nos livros e adquira novos conhecimentos. Temos certeza que esse projeto trará bons frutos”, revelou.
Para estimular ainda mais os pequenos leitores, foi idealizado pela professora Larissa Estevam um “Leitometro”, que é preenchido manualmente pelos alunos, após o término de cada livro. A estratégia consegue medir quantos livros por mês cada aluno tem lido, além de monitorar o nível de leitura de maneira individual e coletiva.
“A leitura não é obrigatória. O aluno tem toda a liberdade de escolher o que quer ler e eles estão desenvolvendo o gosto, a partir do que acham interessante”, explicou.
Ainda segundo a professora, existe um segundo momento no qual os alunos escolhem um livro e levam para casa, dando o retorno da sua leitura através de um diário que foi confeccionado junto à turma.
“No início alguns alunos levavam os livros, mas não liam e com o “Pare e Leia” todos estão se esforçando para preencher seus diários de leitura. Tivemos um crescimento muito grande de leitores aqui na escola, todos melhoraram muito na fluência da leitura”, ressaltou.
Fonte: Ascom Semed
Sem Comentário