Lançamento do quinto polo reuniu cerca de 300 jovens e promoveu o protagonismo criativo no interior
O município de Palmeira dos Índios recebeu, no último domingo (6), o lançamento do quinto polo do projeto Juventude Conectada, uma iniciativa da Associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN) e viabilizada com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
O evento aconteceu na Escola Municipal Gerson Jatobá, atrando cerca de 300 jovens em uma programação gratuita de expressões artísticas e tecnológicas, com atrações como apresentações de K-pop, desfiles de cosplay, lojas temáticas, jogos de tabuleiro, RPG, swordplay, realidade virtual, Just Dance e campeonatos de e-sports.
Segundo Jefferson Diniz, presidente da AACN, o projeto tem como foco a integração de diferentes territórios culturais. “O projeto tem como objetivo a troca de experiências multiculturais, conectando a juventude de diversos lugares. No polo de Palmeira dos Índios, tivemos a alegria de receber caravanas de Arapiraca, São Miguel dos Campos e Maceió. A maior alegria foi ver artistas se apresentando pela primeira vez, consolidando o propósito principal do projeto”, afirmou Jefferson.
Para Alexandre Ferreira, presidente da Associação de Cosplayers de Alagoas, os recursos da PNAB movimentaram o cenário nerd alagoano. “Haviam diversos cosplayers presentes em Palmeira dos Índios, com figurinos adquiridos através dos recursos da PNAB, além do próprio evento que foi contemplado no edital lançado pela Secretaria de Cultura de Alagoas. Muitos grupos tiveram a oportunidade de mostrar seu talento devido a projetos aprovados nesses editais e que, agora, possuem condições de mostrar a sua arte. Participei da caravana que veio de Arapiraca e estou muito feliz em conhecer os artistas dos outros polos”, falou.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, reforçou o compromisso do Governo de Alagoas com a juventude e com a diversidade cultural.
“A juventude alagoana é criativa, conectada e cheia de potencial. A cultura nerd é uma expressão legítima de identidade, inovação e pertencimento. Quando apoiamos eventos como o Juventude Conectada, estamos dizendo aos nossos jovens que eles importam, suas paixões importam e o interior também é palco de grandes ideias. Nosso compromisso é garantir que essa potência cultural chegue cada vez mais longe”, resume.
A cerimônia de abertura contou com a presença do superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Wyllyson Santos; da secretária de Cultura de Palmeira dos Índios, Ana Cássia Araújo; do secretário municipal de Turismo, Júlio Cezar Permínio; e representantes dos demais polos da cultura nerd alagoana.
Wyllyson Santos destacou o potencial do setor para o desenvolvimento da economia criativa.
“Essa é uma juventude criativa, conectada, que está produzindo cultura em diferentes linguagens e formatos. A cultura nerd movimenta economia, estimula habilidades e cria redes de colaboração. É fundamental que projetos como o Juventude Conectada recebam apoio, especialmente nos municípios do interior, onde há uma efervescência cultural que precisa de incentivo”, ressalta Wyllyson.
O calendário de próximos encontros pode ser acompanhado pelo site oficial www.aacnerd.com e pelo perfil no Instagram @aacnerd.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário