Projeto aprovado de Cibele Moura torna Quadrilha Junina Santa Fé Patrimônio Cultural de Alagoas


A deputada Cibele Moura, viu seu projeto de Lei, aprovado na ALE por seus pares, que torna a premiada quadrilha junina Santa Fé, de Maceió, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Alagoas. A votação foi unânime em 2° turno, na sessão desta quinta (14/11), a proposta segue para sanção do governador Paulo Dantas.
O projeto de lei concedeu a honraria, em junho deste ano, Cibele desta que a Santa Fé é uma “quadrilha gigante, que representa outras tantas quadrilhas do nosso estado e mantém viva a tradição do São João nordestino e alagoano”.
A deputada, é uma das “madrinhas” da Santa Fé pois defende e valoriza à cultura, criada, em 2015, com várias conquistas, ela propaga o São João de Alagoas para todo o país.
Em 2016,4 primeiro ano de existência, a Santa Fé alcançou o grupo especial de quadrilhas juninas no estado, consagrando-se Campeã Alagoana. Em 2017, chega ao grupo especial, tornando-se campeã do Concurso Forró e Folia da TV Gazeta de Alagoas e representou o estado no Festival de Quadrilhas Globo Nordeste, repetiu o feito em 2019, com o espetáculo “Farinha da boa”.
A Santa Fé conquistou o título de Campeã Alagoana em 2018 e o Vice-Campeonato Nacional em 2019. Em 2022, o projeto para o espetáculo “Arigós – Heróis Esquecidos”, que planejou para 2020, e ganhou vida depois da pandemia, representando um ato de resistência.
Entre as conquistas da Santa Fé destacam-se a 3ª colocação no Festival Interestadual de Quadrilhas de Mossoró/RN e Maragogi/AL, o título de campeã do Concurso Interestadual de Atalaia/AL, e a representação de Alagoas na Mostra de Dança da Rede Globo Nordeste.
Em 2023, a Santa Fé embarcou em uma jornada repleta de magia, encanto e mistério à luz da lua, com o tema “Vurdón” (Carruagem Cigana). E, em 2024, falou sobre a “Infinita fogueira”, com o objetivo de resgatar os antigos festejos juninos, com familiares ao redor das fogueiras e muitas comidas típicas.
Anterior Vândalos destroem a Pracinha da Igreja de Santo Amaro, em Paripueira
Próximo Administradora hospitalar, Talma Holanda, assume a Gerência de Saúde do Ipaseal

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *