Programa Ver Melhor viabiliza assistência de qualidade a alagoanos


Em oito meses de atuação, aproximadamente 3,5 mil pacientes passaram pelo Ambulatório Estadual de Oftalmologia

O Ambulatório Estadual de Oftalmologia, que funciona no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, é o primeiro neste segmento assistencial no serviço público de Alagoas. Nele são assegurados procedimentos da área nas modalidades eletiva clínica e cirúrgica, ofertando procedimentos cirúrgicos de catarata, pterígio (alteração na membrana transparente do olho), injeção intravítrea ( injeção intraocular) e cirurgia de calázio e pálpebras.

A médica Maria Helena Amorim, coordenadora da área oftalmológica do Hospital Metropolitano, ressaltou que nos primeiros três meses de 2024, o Ambulatório realizou cerca de 400 consultas mensais e, em oito meses de atuação, aproximadamente, 3,5 mil pacientes passaram pelo serviço. “O programa Ver Melhor Alagoas é um presente do Governo do Estado para os alagoanos. Pela primeira vez, a rede passa a oferecer serviços de qualidade na área oftalmológica. Estima-se que mais de 70% das pessoas sofrem de cegueira no mundo, segundo dados da OMS [Organização Mundial de Saúde], e a prevenção é a solução para diminuir esses números. Alagoas caminha para isso através deste programa”, salientou a oftalmologista.

 

Beneficiada

Dona Maridelma Rodrigues da Silva, de 62 anos, é uma das pacientes beneficiadas com o programa. Após alguns anos sofrendo com a dificuldade de enxergar nos dois olhos, devido à catarata, ela chega ao Ambulatório de Oftalmologia feliz da vida, com os encaminhamentos para cirurgia. “Sou de Delmiro Gouveia, vim de longe para realizar o procedimento. A médica me explicou que terei que fazer cirurgia nos dois olhos e, quer saber? Não vejo a hora! Quero voltar a enxergar. Agora é finalizar alguns exames aqui mesmo no hospital e pronto”, comemorou a paciente.

Acesso

Para ter ingresso aos serviços ofertados pelo Ambulatório de Oftalmologia, o paciente deve ser encaminhado via Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência, através do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg). Após avaliação e a depender do diagnóstico, ele poderá ser encaminhado para a realização de cirurgias e procedimentos.

FOTO 2 – Maridelma Rodrigues chega ao Ambulatório Estadual de Oftalmologia com os encaminhamentos para cirurgia_FOTO_Anderson Oliveira 2

FOTO 3 – Para ter acesso aos serviços ofertados, o paciente deve ser encaminhado via regulação estadual após passar em Unidade Básica de Saúde do município de residência_FOTO_Anderson Oliveira 3

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Rede Acolhe registra aumento de 17% na procura por tratamento contra a dependência química
Próximo Siderlane Mendonça aprova com seus pares projeto de Lei que prioriza autistas em Programa Habitacional

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *