Programa Olhar da Gente chega a São José da Laje nesta sexta-feira (8)


Município foi o primeiro contemplado na segunda fase do programa com as cirurgias de catarata que serão realizadas no Hospital da Cidade

Nesta sexta-feira (8), teve início a segunda etapa do projeto Olhar da Gente, no município de São José da Laje. No local, foi feita a triagem de 244 pacientes, que vão ser contemplados com cirurgia de catarata gratuitas no Hospital da Cidade.

A iniciativa, que vai percorrer outros 20 municípios, já tem levado esperança para diversas pessoas que podem voltar a enxergar o mundo com nitidez.

Uma das beneficiadas pelo programa foi Zuleide da Paz, 65 anos, moradora de São José da Laje. Para ela, foi primordial o Olhar da Gente ter chegado até o município onde reside. “Gostei muito da rapidez, com oito dias já vou fazer minha cirurgia. Muita gente não tem condições de esperar e demora muito pra fazer a cirurgia e acaba perdendo a visão por completo. E agora vou poder andar bem, sem tropeçar, assinar bem, só veio para melhorar minha vida”, destaca.

A iniciativa tem o intuito de zerar a fila de espera por cirurgias oftalmológicas, garantindo um atendimento digno, rápido e acessível a toda a população, tanto da capital quanto do interior. Em breve, a meta do programa é ampliar o atendimento para outros tipos de procedimentos de baixa e média complexidade.

Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, o Olhar da Gente é um programa transformador. “O Olhar da Gente cresceu e chegou a outros municípios para levar mais saúde e assistência a essas pessoas, com um atendimento digno e de qualidade. Não estamos cuidando só dos olhos, mas também da vida e da dignidade dessas pessoas que podem voltar a fazer coisas simples do dia a dia, que antes tinham dificuldades por não enxergar direito”, afirma.

Após a triagem desta quarta-feira, os pacientes de São José da Laje farão suas cirurgias no próximo fim de semana em Maceió, no Hospital da Cidade, contando com todo o cuidado necessário, com exames pré-operatórios, cirurgias, pós-operatório e entrega de óculos escuros e medicamentos.

Ravena Valença, vice-prefeita de São José da Laje, destaca que essa parceria com o município de Maceió chegou para transformar vidas. “Hoje fizemos as triagens e já saímos com as cirurgias marcadas. “Ver nos olhos dessas pessoas a esperança de enxergar novamente me enche de alegria e essa parceria com o Olhar da Gente foi fundamental para que possamos devolver essa esperança para as pessoas”, comemora.

Já Tatiele Almeida, enfermeira e integrante da equipe da coordenação do Olhar da Gente, explica que para ter acesso ao programa, os usuários só precisam procurar a Secretaria de Saúde de seu município.

“Lá serão dadas orientações, será avaliado o caso e se o paciente se encaixar nos critérios será feita uma triagem. Os médicos do Olhar da Gente fazem avaliação do paciente e se ele tiver apto para a cirurgia, damos continuidade e eles realizam o procedimento no Hospital da Cidade, que dispõe de toda a estrutura necessária para um atendimento de qualidade a essas pessoas”, disse.

Sobre a nova fase

A segunda fase do programa vai realizar 10 mil cirurgias de catarata até março de 2026, beneficiando pacientes da capital e de outros 20 municípios.

As cirurgias desses municípios serão realizadas aos sábados e domingos no Hospital da Cidade.  A expectativa é que sejam feitas uma média de 300 cirurgias por fim de semana.

A segunda fase do programa foi viabilizada por uma articulação da senadora Eudócia Caldas, no valor de R$ 9,8 milhões, com execução direta da Prefeitura de Maceió e o apoio do SUS e do Ministério da Saúde.

Além de Maceió e  São José da Laje serão contemplados os municípios de Boca da Mata; Colônia Leopoldina; Coruripe; Ibateguara; Mar Vermelho; Maragogi; São Miguel dos Milagres; Maribondo; Messias; União dos Palmares; Penedo; Porto de Pedras; São Miguel dos Campos; Rio Largo; Campo Alegre; São Brás; Teotônio Vilela; Anadia e Flexeiras.

Fonte: Ascom SMS

Anterior Dia Nacional do Pedestre: DMTT realiza ação educativa no Centro de Maceió
Próximo Arapiraca recebe Câmara de Estudos Políticos para debater mobilidade e desenvolvimento regional

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *