Profissionais debatem com pessoas em situação de rua atendimentos socioassistenciais Iniciativa visa melhorar serviços públicos destinados aos usuários


Na manhã desta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) fez uma oficina de construção dos regimentos internos dos serviços socioassistenciais para pessoas em situação de rua. A ação ocorreu no auditório do Ministério Público de Alagoas e reuniu 60 usuários.

A programação contou com a palestra “Nada para Nós, sem Nós”, ministrada pela professora-doutora Ana Tojal, que destacou a importância da política pública de assistência social para a sociedade. Além disso, foi realizado um debate sobre os regimentos internos dos equipamentos da Prefeitura de Maceió. Os participantes obtiveram esclarecimentos e tiraram dúvidas sobre o tema.

“Temos o objetivo de construir e aprovar os regimentos internos dos serviços socioassistenciais que trabalham com a população em situação de rua, como o Centro Pop, Albergue Manoel Coelho, a Casa de Passagem familiar. Então, esse é o momento de discussão com nossos usuários para que os serviços desses equipamentos possam funcionar da melhor maneira”, afirmou a diretora de Proteção Social Especial da Semdes, Emanuelle Oliveira.

Luana Vieira viveu em situação de rua e com muita emoção relembrou de sua trajetória e o impacto dos serviços da Assistência Social que mudaram sua vida.

“Foi através desse serviço, que me fez a pessoa que eu sou hoje. Uma pessoa que vivia nas ruas jogada e esquecida. Já debatemos muito sobre a dificuldade que a população trans em situação de rua sofre. Hoje agradeço muito a Deus, agradeço ao Movimento da População em Situação de Rua, a Casa de Passagem Familiar, que sempre esteve de portas abertas. Estou vivendo a minha história de vida, no Ensino Médio, e em breve, na faculdade fazendo revolução”, contou.

Rafaely Machado, coordenadora do Movimento de Pessoas em Situação de Rua em Alagoas falou sobre a importância da iniciativa.

“Hoje, é um dia histórico para nós que fazemos parte do Movimento Nacional da População em Situação de Rua e para os usuários da política de Assistência Social aqui em Maceió. É um motivo de muita alegria e satisfação estarmos aqui, discutindo os regimentos internos entre profissionais e trabalhadores e usuários, dando o pontapé inicial de como esses serviços irão funcionar a partir de hoje, falando sobre direitos e deveres, para estarmos juntos com o movimento, marchando nessa luta e buscando melhor ofertar os serviços essenciais para a população de rua”, pontuou.

Fonte: Ascom Semdes

Anterior Piranhas, um lugar pujante em que sua história, cultura e beleza natural encanta quem a conhece
Próximo Almoço especial marca o Dia Mundial da Hemofilia com informação, acolhimento e solidariedade

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *