Primeira reunião do Conetur define obrigações institucionais, finalidades e competências


Solenidade aconteceu nesta quinta (18) e contou com a presença de representantes de Instâncias de Governança, Associações e Secretarias de Estado que integram o Conselho

O Conselho Estadual de Turismo de Alagoas (Conetur), que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou a primeira reunião na manhã desta quinta-feira (18), no Palácio República dos Palmares, para aprovação do regimento interno e definição institucional, finalidades e competências do conselho. A solenidade contou com a presença de Instâncias de Governança, Associações e Secretarias de Estado que integram o Conselho.

Na reunião desta quinta, foram determinadas em regimento as competências do conselho, que é fornecer subsídios e contribuir para a formulação, implementação e acompanhamento da Política Estadual de Turismo, contribuir para disseminação e divulgação de temas relacionados à educação ambiental e aprimoramento dos recursos ambientais, além de promover apoio e incentivo às atividades ecoturísticas, por exemplo.

Para Bárbara Braga, secretária de Estado de Turismo e presidente do Conetur, foi uma oportunidade para todos os integrantes do conselho debaterem como as competências definidas podem ser importantes para o segmento turístico do estado, tendo em vista preocupações  a geração de emprego e renda, colaborando para a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, além da sustentabilidade ambiental e social.

“Sem dúvidas a primeira de muitas reuniões importantes do conselho para traçarmos, cada vez mais, estratégias importantes para o nosso turismo, que vem crescendo continuamente. Além de buscarmos ações que possam fomentar o segmento em Alagoas, também temos o objetivo incentivar a capacitação e a qualificação ao empreendedorismo e dos demais prestadores de serviços turísticos”, disse a secretária.

Estiveram presentes na solenidade representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV-AL), Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Alagoas (Sindhal), Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), Seinfra, Serfi, Secult, Semarh, IFAL, IGR Cânions do São Francisco, IGR Quilombos, IGR Costa dos Corais, IGR Agreste, Alagoas Luxury e Caminho das Águas.

Ana Maria Carvalho, presidente executiva do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, exaltou a importância do Conselho Estadual de Turismo de Alagoas para nortear o trabalho das entidades parceiras que têm o objetivo de trazer melhorias para o setor em Alagoas.

“O Conetur é fundamental para que possamos ter conhecimento do trabalho de todos os parceiros nas questões, não só no turismo, mas de todas as secretarias que são muito importantes para que o turismo no estado funcione. Ao lado dessa gestão do Governo de Alagoas, nós temos certeza que este conselho será extremamente produtivo”, disse Ana Maria.

Já Samuel Silva, presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV-AL), destacou como o conselho pode direcionar as ações para o avanço do turismo em Alagoas.

“Sem dúvidas, a importância do conselho é bem significativa, pois é uma forma de direcionar as ações, os investimentos, sempre pensando no desenvolvimento do turismo alagoano. Aproveito para deixar a minha palavra de agradecimento ao Governo do Estado por mostrar sempre o interesse de fazer o melhor possível para o segmento local”, completou Samuel.

Conetur

Instituído pelo Decreto Estadual nº 95.537, de 5 de fevereiro de 2024, o Conetur é um órgão colegiado, de assessoramento superior, de caráter consultivo, integrante da estrutura organizacional da Setur, que tem o objetivo de sugerir diretrizes, além de soluções que possam contribuir para o turismo em Alagoas.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Secult divulga homologação do resultado final dos editais de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo Alagoas
Próximo Primeira reunião do Conetur define obrigações institucionais, finalidades e competências

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *