Evento tem como objetivo promover o nivelamento sobre os aspectos gerais de inteligência aos profissionais da área de segurança
A Polícia Civil de Alagoas, por meio da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol) e da Escola Superior de Polícia, deu início na manhã desta segunda-feira (6) à 2ª edição do Curso Básico de Inteligência, que tem por objetivo promover o nivelamento sobre os aspectos gerais de inteligência aos profissionais da área de segurança pública do Estado.
O curso se estenderá até o dia 10 de novembro, e tem como convidado especial e palestrante o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência em Alagoas (Abin/AL), Eduardo Cordeiro Carpóforo da Rocha. Sua palestra teve como tema “Inteligência no combate a Orcrims (Organizações Criminosas)”.
A solenidade de abertura teve a presença do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, que destacou a necessidade da valorização da inteligência para as forças de segurança. “Este curso demonstra a integração existente entre essas forças e outros órgãos estaduais e federais, pois conta com a participação de integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e Secretaria da Fazenda (Sefaz)”, afirmou.
O delegado-geral Gustavo Xavier ressaltou que a atual gestão vem valorizando a inteligência da instituição que passou de apenas um núcleo para uma diretoria – a Dinpol. “Sou um entusiasta da inteligência e vamos fortalecê-la ainda mais, pois o resultado de seu trabalho robustece os inquéritos policiais e servem para que o Judiciário, após o processo, possa condenar os criminosos”, acrescentou.
O diretor da Dinpol, Thales Araújo, agradeceu a todos os participantes, especialmente aos instrutores que, muitas vezes, segundo ele, viram as madrugadas preparando as aulas para melhor atender aos alunos do curso.
Já o diretor da Escola Superior de Polícia, Rubens Martins, disse que este segundo curso significa um marco e mostra a mudança de paradigmas na instituição Polícia Civil.
Estiveram também presentes à solenidade o delegado-geral Adjunto da PC, Eduardo Mero; o superintendente da Abin/AL, Eduardo Cordeiro Carpóforo; os delegados Igor Diego, diretor da Dracco (Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado); Mário Jorge Barros, diretor de Polícia Judiciária da Região 2 (DPJ-2); Alexandre Leite, diretor de Polícia Judiciária da Região 2 (DPJ-2), Antônio Carlos Lessa, diretor de Polícia Judiciária da Região 4 (DPJ-4); Gustavo Henrique, diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública) e o major Duarte, chefe da Inteligência da Polícia Militar de Alagoas.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário